Evento discute investimento na primeira infância, no Guarujá

Costa Norte
Publicado em 21/07/2012, às 08h15 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h45

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Palestras, reuniões, debates e oficinas integram o encontro

Com o tema ‘Investimentos na Primeira Infância: do Direito à Qualidade’, a Secretaria da Educação de Guarujá realiza a partir das 8h da próxima quinta e sexta-feira (26 e 27), a ‘Semana Anísio Spínola Teixeira’. O projeto visa oferecer aos educadores diversas atividades com temas relevantes na prática pedagógica do ensino de primeira infância.

O evento acontece na Unaerp, que fica situada na avenida Dom Pedro I, 3300, na Enseada.

Palestras, reuniões, debates e oficinas integram a programação do evento, que discutirá a importância de aspectos como a reunião de pais e a inclusão social da criança.

Programação

No primeiro dia (26) serão realizadas duas palestras com foco no docente que leciona em creches. Já na sexta-feira (27) acontecerão oficinas sobre a prática pedagógica aplicada à pré-escola. A semana foi planejada segundo as políticas do MEC (Ministério da Educação).

Projeto

Segundo a prefeitura, os temas expostos pretendem atender ao Projeto brincar, cuidar e educar. A intenção é provocar a reflexão nos educadores, a partir da prática aplicada em sala de aula.

Positivo

A diretora de Educação Infantil do município, Renata Coghe Carlos, lembra que é importante que os educadores tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos nas atividades pedagógicas que envolvem a criança e os pais. “A Semana Anísio Spínola Teixeira, em Guarujá, tem um impacto positivo no resultado do trabalho nas escolas e creches. Possibilita aos educadores um momento de formação específica na sua área de atuação e por proporcionar a integração com os pares”, diz.

Quem é

A semana de atividades na cidade leva o nome do personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Anísio Spínola Teixeira foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Como jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro, defendeu o ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos.

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