Vislumbrando o novo cenário que se impõe à Baixada Santista e, consequentemente, a Bertioga, com os investimentos na Bacia de Santos para exploração de petróleo na camada pré-sal, a investigadora de polícia, Valéria Bento, pretende disponibilizar seu nome como candidata a prefeita de Bertioga. Para ela, seu grupo político, o PMDB, está preparado para trabalhar a partir de 02 de janeiro de 2013, “sem a desculpa de que se precisa colocar a casa em ordem.” À frente da AMB (Associação das Mulheres de Bertioga), Valéria identifica como principais necessidades das famílias de Bertioga o trabalho, saúde e educação de qualidade. Acompanhe a entrevista:
JCN - Você é pré-candidata a prefeita de Bertioga? Por qual partido? Valéria - Sou presidente da Comissão Executiva do PMDB de Bertioga e, logicamente, é pelo meu partido que me coloco como pré-candidata a prefeita.
JCN - Você conta com apoio de outros partidos?
Valéria - Nesta fase em que nos encontramos, há mais de 1 ano das eleições de 2012, a tônica de todos os pré-candidatos é viabilizar seus nomes. Os apoios serão frutos que se obterão dessa fase de pré-candidatura. É evidente que composições ocorrerão, ninguém é tolo o suficiente para achar que se vence uma eleição sem coligações. Mas cada coisa ao seu tempo.
JCN - Por que tentar uma vaga no Executivo e não no Legislativo? Você não considera que teria mais chances de se eleger como vereadora?
Valéria - Cada um tem o direito de se auto avaliar e mensurar o seu potencial de contribuição para com o nosso município. Entendo que posso, como prefeita, contribuir para que nosso povo possa ter atendido os seus anseios maiores, ou seja, trabalho, educação e saúde de qualidade, e segurança, para poder projetar um futuro seguro e de prosperidade.
JCN – O seu grupo político já tem algum nome para a pré-candidatura a vice-prefeito?
Valéria - Queremos uma administração que seja participativa, ou seja, prefeito, vice-prefeito e todos integrantes dos poderes constituídos trabalhando para o bem comum, pela população de Bertioga. Cada um dando a contribuição que lhe cabe em suas funções.
JCN - Qual sua opinião sobre a atual administração?
Valéria - Tudo na vida é dinâmico. Ninguém pode dizer que sabe tudo ou que fez tudo. Sempre há o que melhorar. Portanto, os pontos positivos da atual administração devem ser potencializados e incrementados e os pontos em que não houve a necessária correspondência devem ser revistos. A política é a arte de somar, nunca perdendo de vista o objetivo principal, o bem estar da população. Seja em que nível for, somos servidores públicos, ou seja, devemos bem servir aos cidadãos com os quais nos relacionamos.
JCN – Qual o maior desafio do prefeito de Bertioga em 2013?
Valéria - Vivemos um momento de transformação. A expectativa da exploração de petróleo na camada do pré-sal nos impõe a obrigação de priorizar diversas áreas como a de infraestrutura, por exemplo. Teremos a oportunidade de dar um salto de qualidade e desenvolvimento nos próximos 10 anos. Isso demandará dedicação, planejamento e, principalmente, capacidade de liderança e tomada de decisões. Isso é que, adicionando a sua pergunta anterior, me diferencia como pré-candidata a prefeita. Temos um grupo político altamente qualificado que está pronto para, a partir de 02 de 2013, trabalhar, sem a desculpa de que se precisa colocar a casa em ordem.
JCN – Como presidente de uma entidade que atende mulheres, qual o maior anseio das mulheres de Bertioga que consegue identificar?
Valéria - Não atendemos só mulheres. Nosso maior objetivo é a família. O nome AMB se deve ao fato de ter sido, em sua primeira composição, constituída exclusivamente por mulheres, o que hoje não ocorre. Agora, quanto aos problemas das famílias de Bertioga, como já disse anteriormente, permeiam a necessidade de trabalho, saúde e educação de qualidade. Os pais têm que ter condições de sustentar seus filhos com segurança, longe das drogas, da gravidez prematura, com perspectivas de futuro digno e produtivo.
JCN – E como resolver esse problema?
Valéria - Com muito trabalho, equipe competente e altamente especializada, ninguém atuando fora de suas especialidades, valorizando o servidor público, aproveitando todo o seu cabedal de conhecimentos, em todos os níveis. Temos um plano de trabalho pronto que, evidentemente, no seu tempo certo, será apresentado como termo de compromisso com a cidade e seus cidadãos. Queremos participação da comunidade, discutindo todos os problemas, ninguém, que tenha condições de contribuir, ficará sem ser ouvido. Queremos, como já disse, uma administração participativa e que promova um salto de qualidade na vida da cidade, dos que aqui moram e que, possa, em alto nível, recepcionar aqueles que nos visitam.
DADOS: Currículo: Valeria Bento é formada em Letras pela PUC/SP. É investigadora de Polícia, presidente da AMB (Associação das Mulheres de Bertioga) e presidente da Comissão Executiva do PMDB de Bertioga.
Comentários