Espetáculo itinerante homenageia Gilberto Mendes

Costa Norte
Publicado em 20/04/2012, às 10h20 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h39

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

O Athos Núcleo Artístico realiza uma homenagem ao compositor santista Gilberto Mendes, compositor que este ano completa 90 anos, com um espetáculo itinerante de música erudita e dança contemporânea. No último sábado (14), a apresentação do espetáculo ‘Uma foz, uma fala, uma dança para Gilberto Mendes’ aconteceu em Bertioga, no jardim da av. Vicente de Carvalho, centro da cidade. As músicas do compositor eram intermediadas por pequenas poesias e as trocas de figurinos aconteciam no palco improvisado. O espetáculo foi criado com o conceito de poder se adaptar a qualquer espaço público, como foi o caso em Bertioga. “O objetivo é democratizar a cultura, principalmente para um espetáculo de música erudita e dança contemporânea que as pessoas não estão acostumadas a ver”, explicou o produtor Júnior Brassalotti. Ele ainda reforçou que a opção também foi por tirar o aspecto elitizado da obra e invadir o espaço do povo.

Interação Os espectadores interagiram com o espetáculo, se tornando parte do elenco em determinados momentos. Os jardins e gramados se transformaram em cadeiras. “Estou achando muito lindo. É uma inovação para Bertioga”, comentou a estudante de Pedagogia, Léia Fernandes.

Homenagem A ideia de homenagear Gilberto Mendes surgiu após um concurso de poesia, quando a diretora do Athos Núcleo Artístico, Miriam Carbonaro, teve contato com as músicas do compositor. “Esse sonho se manteve e, agora em 2012, quando ele completa 90 anos, resolvemos homenageá-lo”, explicou. O grupo vem percorrendo as cidades do Litoral Paulista e, segundo Miriam, Mendes chegou a assistir alguns espetáculos e se mostrou bastante emocionado. “A peça conta um pouco a história desse grande compositor santista”, finalizou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!