Por Ana Cláudia Gomes
Cerca de 3 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar de Bertioga, em comemoração ao Dia da Independência, no domingo último (04). Pela av. Vicente de Carvalho, centro, desfilaram 19 escolas e 6 entidades, entre elas: Apae e Nace (Núcleo de Apoio à Criança Excepcional), e mais a Oscip Boracéia Viva, além dos militares e de mebros da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
A Banda da Polícia Militar acompanhou o desfile e só paralisava a apresentação no momento da entrada das fanfarras das escolas.
Além do prefeito Mauro Orlandini (DEM) e seus secretários também estiveram presentes o comandante da Base Aérea de Santos, major Alexandre Januzzi, e o comandante do 21º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), coronel Pedro Akui.
Civismo
A então secretária da Educação do município e atual diretora Regional de Ensino, em Santos, Dulce Ceneviva destacou a importância do evento, como forma de cultivar o civismo nas crianças. Ela ainda explicou que somente as escolas públicas participaram do evento. “As escolas particulares fizeram uma bela apresentação durante o desfile do aniversário da cidade, no dia 19 de maio”. O evento foi o último acompanhado oficialmente por Dulce em Bertioga, já que ela assumiu o novo cargo nessa semana.
Comentários