O Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva - ‘Seo Leo, de Bertioga, já está pronto para atender as visitas de estudantes interessados em conhecer o espaço. O equipamento inaugurado no último dia 1º, fica na rua Manoel Gajo, entre a Delegacia de Polícia e o Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, no Jardim Paulista.
As visitas devem ser agendadas pelas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade e região, na DOA (Diretoria de Operações Ambientais), pelo telefone (13) 3317-6902 ou diretamente na rua Mestre Pessoa, 667, Vila Itapanhaú (atrás da Garagem Municipal). O intuito da Secretaria de Meio Ambiente é fazer com que crianças e jovens que visitarem o espaço possam assimilar melhor o aprendizado sobre o Meio Ambiente e a importância de preservá-lo.
Espaço
O Viveiro funciona como um centro de atividades de educação ambiental para o desenvolvimento de oficinas e cursos, e tem, entre outros objetivos, recuperar a vegetação de jundu no município. No espaço existe, inclusive, um acervo com exposição de 50 espécies nativas de jundu. A área conta com o espaço denominado ‘Passeio das Abelhas’, onde as crianças podem conhecer o processo de polinização de espécies de abelhas nativas da região da Mata Atlântica, sem ferrão e cujo mel tem grande poder medicinal. O local ainda abriga uma mandala de plantas medicinais e temperos; um orquidário, uma composteira, um minhocário e um terrário.
Comentários