EMTU apresenta projeto ‘Ligado’ para transporte de deficientes físicos

Costa Norte
Publicado em 29/09/2012, às 05h38 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

Na capital, o ‘Ligado’ conta com uma frota de 65 veículos

O representante da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de São Paulo, Ademir Mascarenhas, esteve participando de reunião do Condefi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Bertioga, nesta quarta-feira (26), no Paço Municipal, para apresentar o projeto ‘Ligado’, voltado ao transporte gratuito de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa.

De acordo com o presidente do Condefi, o professor José Augusto Coelho Filho, a intenção foi de apresentar aos membros do Conselho, às entidades interessadas, como Apae e Nace e também aos prestadores de serviço de transporte especializado (como o de estudantes) os detalhes do programa e as possibilidades de implantação do mesmo na cidade.

Importância

O professor ainda ressaltou que o projeto é interessante para o município por dois motivos: por permitir o transporte gratuito às pessoas portadoras de deficiência física e por trazer oportunidade de emprego aos prestadores de serviços que atuam com transporte. “Esse projeto pode ser implantado em Bertioga por meio de parceria público/privada e ainda estamos estudando a possibilidade de levar a ideia a Agem [Agência Metropolitana da Baixada Santista] para que a iniciativa seja viabilizada em conjunto pelos nove municípios, já que esse é um projeto de custo caro”, explicou Augusto Filho.

Parceria

Atualmente, o SEC (Serviço Especial Conveniado) acontece na cidade de São Paulo e é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a EMTU.

Adaptados

O objetivo é oferecer transporte acessível, seguro e eficiente a um público que não utiliza o Sistema Regular, mesmo que sejam feitos com veículos adaptados. Esse serviço é feito por meio de vans e micro-ônibus adaptados ou não. Hoje, o ‘Ligado’ conta com uma frota de 65 veículos. Destes, 38 são adaptados e transportam cerca de 400 crianças e adolescentes (e acompanhantes) entre suas casas e as instituições de ensino da rede de ensino e associações e entidades de apoio às crianças.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!