Por Eliana Cirqueira
Cerimônia aconteceu dia 18 último, com o Salão de Convenções lotadoA diplomação do prefeito eleito de Bertioga e dos nove vereadores para o mandato 2013/2016 foi realizada no Salão de Convenções do Sesc-Bertioga, na manhã da última terça-feira (18), com a presença de diversas autoridades e familiares. A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral da 272ª Zona Eleitoral de Santos, José Alonso Beltrame Júnior, e contou com presença da juíza Lívia Maria de Oliveira Costa, que acompanhou a votação na cidade, no dia 07 de outubro. A responsável pelo Posto Eleitoral de Bertioga, Delfina Irene Raposo e o atual presidente da Câmara, Marcelo Vilares, também participaram do evento.
“A diplomação, de certa forma, encerra o processo eleitoral. Ela tem um simbolismo muito importante porque é nesse momento que se entrega para cada um dos eleitos, o documento que comprova o resultado das eleições”, lembrou o juiz eleitoral.
Já o prefeito reeleito Mauro Orlandini (DEM) disse acreditar que o evento é a consolidação de uma prova de que a comunidade entendeu o caminho sincero que eles percorreram nesse último mandato. “Fico muito feliz porque de uma forma sólida, tendo feito uma campanha respeitosa, a comunidade entendeu. Estou bastante contente. É a terceira vez que a gente vive essa emoção de poder servir a comunidade, fazer parte dela, e demonstrar a minha gratidão”, afirmou Orlandini.
Legislativo
Em Bertioga, mais de 100 candidatos disputaram uma das nove vagas ao Legislativo, sendo que apenas dois dos atuais parlamentares se reelegeram (Toninho Rodrigues, do DEM, e Alemão, do PR). A Casa de Leis contará a partir de 1º de janeiro próximo com seis nomes novos para a sua composição. São eles: Pacífico (PSDB); Alecrim (PR), José Feliciano (PTB), Beth Consolo (DEM), Valéria Bento (PMBD) e Ivan Carvalho (PSDB), e mais o ex-vereador Capellini (PR).
Executivo
Já a prefeitura continuará sob o comando de Orlandini (DEM), reeleito para mais quatro anos. Quanto ao vice-prefeito, que atualmente é o pedetista Eduardo Pereira, a partir do próximo mandato é Zeca do Gás (PV), que já foi vice por dois mandatos, durante o governo do prefeito anterior.
Posse
O evento de posse para os eleitos para o Executivo e Legislativo está previsto para acontecer no dia 1º de janeiro, também no salão de Convenções do Sesc-Bertioga, em cerimônia a partir das 18h.
Eleições
As eleições 2012 no município contaram com o comparecimento de 30.407 eleitores às urnas, sendo que Bertioga bateu recorde de votantes na sua série histórica (desde 1992), chegando a 79,42% de participação.
“É a 3ª vez que a gente vive essa emoção de poder servir a comunidade, fazer parte dela” Mauro Orlandini, prefeito reeleito
Comentários