Por Maria Paula A votação eleitoral 2012 em Bertioga foi tranqüila e transcorreu sem grandes filas, exceto para quem precisou justificar o seu voto. O tão esperado domingo de 07 de outubro amanheceu cinzento, mas não impediu que o povo do município deixasse de comparecer as urnas e cumprir com o dever democrático. O público que preferiu votar logo pela manhã enfrentou um pouco mais de fila nos maiores Colégios Eleitorais de Bertioga, como a EE Praia de Boracéia, em Boracéia, que tem 3,5 mil eleitores. A maioria dos postos de votação contou com balcões de justificativa, mas mesmo assim, as filas eram gigantescas.
Ao mesmo tempo Na Emeif Governador Mário Covas Júnior, na Riviera de São Lourenço, as pessoas chegaram a esperar cerca de 1h para justificar o voto. As escolas que se prepararam, colocaram mesas e cadeiras para atender vários eleitores, ao mesmo tempo, já que era necessário o preencher um formulário.
Problemas Na EE William Aureli, no Jardim Rio da Praia, os eleitores da seção 259 tiveram que ter muita paciência, porque a urna teve uma pane e foi preciso esperar os técnicos do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), de SP, chegar para trocar o equipamento. O problema ocorreu às 15h20 e só foi solucionado por volta das 17h, quando trocaram a urna e mais de 40 senhas foram distribuídas para evitar a confusão, ao término do horário de votação. Na Emeif Boracéia, outro problema: o transformador de energia elétrica entrou em curto circuito e as duas únicas urnas tiveram que funcionar a base de bateria.
Boca de urna Como era esperada, “a boca de urna”, que é proibida, teve tentativas de acontecer em quase todas as escolas. Na EM José Carlos Buzinaro, em Guaratuba, cabos eleitorais chegaram a colocar cadeiras em frente ao portal de entrada do bairro, para ficarem sentados, distribuindo santinhos.
Acessíveis As eleições mostraram ainda, que as escolas de Bertioga estão preparadas para receber as pessoas portadoras de necessidades especiais. Conforme previsto em lei, foram construídas rampas de acesso nos colégios eleitorais. Na EE Praia de Boracéia, por exemplo, a diretora Patrícia Mara contou que a iniciativa ocorreu há três meses, quando uma reforma na escola foi iniciada.
Comentários