Eleição está indefinida

Costa Norte
Publicado em 09/06/2012, às 04h37 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h42

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

A menos de quatro meses das eleições municipais, a corrida ao comando do Executivo de Bertioga está tecnicamente empatada. Os quatro principais pré-candidatos a prefeito da cidade disputam a preferência do eleitorado com uma diferença bem pequena: apenas quatro pontos percentuais entre eles, na intenção de votos da modalidade espontânea. A porcentagem é praticamente a mesma da margem de erro para o total da amostra, que é de 4,9% (quatro ponto nove pontos percentuais) para mais ou para menos, calculada considerando-se um coeficiente de confiança de 95%. Os principais aspirantes ao cargo majoritário de Bertioga são: o ex-prefeito Lairton Goulart (PR), o vereador Caio Matheus (PSDB), o empresário Silvio Magalhães (PSB) e o atual prefeito Mauro Orlandini (DEM). Os dados fazem parte de pesquisa eleitoral encomendada pelo JCN (Jornal Costa Norte) ao Instituto Opinião Pesquisa, Análise e Consultoria Ltda. A margem de erro para o total da amostra é de 4,9% (quatro ponto nove pontos percentuais), para mais ou para menos, calculada considerando-se um coeficiente de confiança de 95%.

Registrada A empresa atua há mais de 19 anos no mercado de prospecção de informações por meio da utilização de métodos de pesquisa. Já executou mais de 1 milhão de entrevistas em 250 cidades. A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de SP), na capital, sob o nº 00068/2012. Ela foi realizada nos dias 05 e 06 deste mês, com o total de 406 entrevistados, moradores de variados bairros de Bertioga, sendo 52,2% homens e 47,8% mulheres, de diferentes faixas etárias e níveis econômicos.

Mais pré-candidatos Também está entre os pré-candidatos do levantamento: o presidente da Câmara, Marcelo Vilares (PTB), Maurício de Souza (PT), Valéria Bento (PMBD), Dra. Débora (PDT) e Kalled (PSDC). Os eleitores ainda citam na modalidade espontânea, o ex-vereador Capellini (PR), Carlos Aguiar e Paulo Braga, estes dois últimos Sem Partido.

Dr. Lairton O ex-prefeito Lairton mantém a liderança tanto na pesquisa estimulada, com 22,91% de intenções de votos, quanto na espontânea, onde detém a marca de 11,82%. Ele também se manteve estável em relação às localidades nas quais ele sempre apareceu: Jardim Vista Linda, Caiubura, Indaiá, Guaratuba, Morada da Praia e Boracéia, entre outros bairros periféricos. Lairton ainda se destaca entre as pessoas menos instruídas, com 27,88% de intenções de votos.

Caio Matheus Em segundo lugar na pesquisa está o atual vereador Caio Matheus, com 21,43% de preferência do eleitorado na categoria estimulada. Na espontânea, ele conta com 10,59%, da preferência de votos. Caio ainda aparece com vantagem entre os eleitores com maior renda, onde conta com 18% de intenções.

Análise Para o sociólogo, cientista político e diretor do Instituto, Nilton Cesar Tristão, os dados apontam que o ex-prefeito Lairton manteve sua posição na pesquisa, em comparação com o levantamento realizado também pelo Opinião Pesquisa, em março deste ano, divulgado em um jornal da região. “O Lairton se manteve do mesmo tamanho e o Caio Matheus subiu três pontos na espontânea, de 8% para quase 11%”, avaliou.

Empate técnico De acordo com o especialista, o quadro é de empate técnico entre os quatro primeiros colocados, sendo que, se as eleições fossem hoje, todos teriam chances na disputa eleitoral. Enquanto Orlandini apresenta suave melhora, por ter “a máquina pública” nas mãos, Silvio e Lairton estão estáveis e Caio Matheus teve leve “viés de alta”, assegurou.

Silvio O empresário Silvio Magalhães aparece como 3º colocado, mantendo a média de intenções de votos, na comparação com a pesquisa de março. Ele aparece com 9,85% na espontânea e 16,75% de preferência dos eleitores na modalidade estimulada da pesquisa realizada este mês. O empresário também é o candidato com menor rejeição, com 11,58%.

Orlandini Já o atual prefeito, Mauro Orlandini, subiu três pontos percentuais na pesquisa espontânea, passando de 5% para 8%. Na modalidade estimulada, Orlandini aparece com 15,52%. Ainda segundo Tristão “ele [Orlandini] foi o que mais cresceu como 2ª opção de voto, pulando de 3% para 10%. Já na rejeição, o atual prefeito caiu 4%, indo de 40% para 36%”.

Tendência A maioria dos eleitores, de acordo com a amostra, quer uma mudança no comando de Bertioga. Tristão destacou que “cresceu o número de pessoas que deseja a continuidade”. Enquanto em março era 18%, agora passou para 20%. Já com vontade de mudança, os números caíram, de 78% para 73%. Já para alguém que nunca foi prefeito passar a governar, este índice subiu de 57% para 61%. Ainda com esses números, o cientista político explicou que, como há um número grande de pré-candidatos, as eleições podem ser definidas por 25% do eleitorado. “Um quarto da população pode eleger o próximo prefeito, mesmo com 75% votando contra”, apontou.

Normal Quanto ao número de indecisos, que está em 47%, o cientista político considerou que esses dados são normais num período pré-eleitoral. “Hoje, 10% das pessoas estão pensando em eleições”. Tristão explicou, por fim, que com a proximidade das eleições, a tendência é de que este quadro se altere.

Regiões: Norte II – 16% do total da amostra Região São Lourenço – 2,7% da amostra São Lourenço Região Guaratuba – 3,9% da amostra Guaratuba Região Morada da Praia – 1,5 % Morada da Praia Região Chácaras Mogiano – 8,1% da amostra Chácaras Mogiano, Balneário Mogiano, Praia de Boracéia

Norte I – 27% do total da amostra Região Jardim Vista alegre – 6,7% da amostra Jardim Vista Alegre, Jardim Vista Linda Região Chácara Vista Linda – 3,9% da amostra Chácara Vista Linda, 2º setor, 3º setor Região Jardim Indaiá – 11,1% da amostra 1ª Gleba, 2ª Gleba, Jardim Indaiá Região Jardim Caiçara – 3,9% da amostra] 3ª Gleba, Jardim S.F.Tereza, Jardim Remanso, Jardim Refúgio, Jardim Sul, Jardim Neptunio, Jardim Itapoã, Jardim Caiçara Região Riviera de São Lourenço – 1,7% da amostra Módulos: Aquarius, Sítio Espera Feliz, Pássaros, Viveiros, Baleares, Ilhéus, Pomares, Cabo Verde, Filipinas, Canários, Atlântida, Galápagos, Antilhas, Fragatos, Galeões, Caravela e Maracá

Sul II – 20% do total da amostra Região Vila Agaó – 4,9% da amostra Vila Agaó, Vila Agaó II, Jardim Maitinga Região Jardim Rio da Praia– 5,4% da amostra Jardim Rio da Praia, Jardim das Canções Região Jardim Rafael I – 4,2% da amostra Jardim Rafael (parte)

Sul I – 7% do total da amostra Região Caiubura – 2,5 da amostra Caiubura Região do Jardim Albatroz – 2,2% da amostra Jd. Albatroz Região do Jardim Rio da Praia – 2,5% da amostra Jardim Rio da Praia

Centro – 29% do total da amostra Região Vicente de Carvalho – 9,1 % da amostra Vicente de Carvalho Região Vila Itapanhaú – 8,9% da amostra Vila Itapanhaú, Jardim Lido, Bairro Santista, Bairro Clipper, Jardim Veleiros, Vila Tamoios Região Parque Estoril – 7,4% da amostra Parque Estoril, Jardim Paulista, Vila Tupi Região Vila Clois – 3,4% da amostra Vila Clois

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!