O secretário de Estado da recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido dos Santos, esteve em visita ao prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini (DEM) nesta sexta-feira (14), no Paço Municipal. Na oportunidade, ele detalhou as funções da nova pasta criada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e também os projetos para a região. “É uma pasta de meio e não de fim, que tem o objetivo de auxiliar os municípios na solução de problemas comuns da região. Ela vai planejar e articular”, explicou o secretário. Como pioneira, a Região Metropolitana da Baixada Santista é considerada um dos principais vértices de uma macroregião composta também pela região de Campinas (SP), Juiz de Fora (MG) e Campos (RJ). “Essa área representa 1% do território nacional e 66% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, destacou Edson Aparecido. O secretário revelou que alguns assuntos já consolidados na Baixada receberão reforços no que se refere a estudos, como o bilhete único metropolitano, a ponte ligando Santos e Guarujá e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). “Também vamos aprofundar os estudos sobre o impacto trazido pelo pré-sal, principalmente nas áreas de energia e meio ambiente”.
Autoridades metropolitanas Uma das medidas já anunciadas pelo secretário foi a criação das autoridades metropolitanas. “Os assuntos, como transporte, lixo, receberiam atenção especial por esse grupo, em cada região”, detalhou.
Orçamento A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano receberá verbas da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A.), do Fumef (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) e da Agem (Agência de Desenvolvimento Metropolitano). “Do Fumef, são cerca de R$ 50 milhões e a Agem dispõe de R$ 5 milhões”, detalhou.
Integração Para o prefeito Orlandini, é a região quem ganha muito com a criação da pasta que irá integrar as demais Secretarias. Ele também fez questão de mencionar que o secretário Edson Aparecido é um parceiro da cidade. “É uma pessoa com idealismo e compromisso”, afirmou Orlandini.
Outras cidades Nesta sexta (14), Edson Aparecido também esteve visitando os prefeitos de Santos, Guarujá, São Vicente e de Itanhaém, respectivamente, João Paulo Tavares Papa (PMDB), Maria Antonieta de Brito (PMDB), Tércio Garcia (PSB) e João Carlos Forsell (PSDB). Em Bertioga acompanharam o secretário estadual, o assessor especial do governador, Edmur Mesquita, e o diretor da Agem, Iberê Sirna.
Comentários