Com duração de 4h, as provas do vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas) em todo o Estado de SP acontecem neste domingo (19), a partir das 13h30. No site www.vestibulinhoetec.com.br já consta a lista dos locais de exame. Em Bertioga, 168 jovens se inscreveram para concorrer a 80 vagas, sendo 40 delas para Técnico em Comércio e outras 40 para Técnico em Logística, o que equivale a uma demanda média de 2,1 candidatos por vaga.
A média na Baixada Santista é de 5 candidatos por vaga, já que 12.033 pessoas se inscreveram para disputar as 2.400 vagas disponíveis em 7 municípios da região. Assim, a média de candidato por vaga em Bertioga é bastante baixa, se comparada à da Baixada. Entretanto, o estudante deve conferir algumas dicas que irão auxiliar antes e durante o exame, conforme sugere o responsável pela área de Classificação do Centro Paula Souza, Nelson Kakuiti.
Conteúdos
A prova, segundo ele, inclui conteúdos do Ensino Fundamental e atualidades, com questões de múltipla escolha. Podem fazer parte das questões, fatos importantes, como a tragédia no Japão ou grandes desmatamentos. Vale lembrar, ainda, que o candidato também deverá interpretar crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas e imagens.
Classe descentralizada
A Etec de Bertioga é uma classe descentralizada, isto é, uma unidade implantada em parceria com a prefeitura, sob administração de uma outra Etec, no caso, a de Mogi das Cruzes.
Outros municípios
O Centro Paula Souza também oferece cursos técnicos em Etecs nos seguintes municípios: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Além da classe descentralizada de Bertioga, há outra em Peruíbe, onde 323 candidatos se inscreveram para 120 vagas disponíveis.
Dicas para uma prova tranqüila:
1. Anote o endereço de onde a prova será realizada e procure saber com antecedência como chegar e quanto tempo você vai levar no transporte.
2. Chegue com antecedência de meia hora: às 13h. Assim você tem tempo para encontrar a sala onde vai fazer sua prova.
3. Leve um documento de identificação pessoal original com foto. Fique ligado: precisa ser o mesmo documento que você indicou na ficha de inscrição.
4. Leve água, bolacha e um doce, para te dar energia.
5. Material para a prova: lápis, borracha, régua e, para assinalar as alternativas corretas, caneta esferográfica. Prefira a de tinta preta, que aparece melhor no gabarito!
6. Leia as questões com muita calma e atenção. As questões não são divididas por disciplina, e sim por assunto. Exemplo: logo após um texto, podem vir várias questões, que envolvem conhecimentos de português, matemática, história e geografia.
Comentários