DER reafirma entregar obras da ponte do rio Itapanhaú até dezembro

Costa Norte
Publicado em 29/09/2012, às 06h39 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Maria Paula

As obras na ponte do rio Itapanhaú, em Bertioga, iniciadas no final de 2010 deverão ser concluídas até dezembro deste ano, de acordo com o superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Clodoaldo Pelissioni. Os trabalhos estavam paralisados há mais de um ano por conta de um embargo solicitado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que afirmou ter encontrado irregularidades nos serviços. No local, acidentes com mortes foram registrados, após a substituição do guarda corpo de concreto por material metálico em toda a extensão da ponte. “Se não ocorrer nenhum problema, não tem porque as obras não serem concluídas antes da Temporada de Verão”, afirmou o superintendente. Ele fez o anúncio durante reunião do Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, na manhã desta quarta-feira (26), na Codesp (Companhia de Desenvolvimento do Estado de SP), em Santos.

Novamente concreto Segundo Clodoaldo toda a extensão do guarda corpo de material metálico será novamente substituído por concreto. O DER também irá instalar uma passagem para pedestres com barreira new jersey, visando à segurança dos moradores daquela região, que costumam transitar a pé e de bicicleta pela ponte. A obra está avaliada em R$ 900 mil. Atualmente, além da sinalização, o DER colocou no local iluminação provisória em toda a extensão do guarda corpo retirado no início da obra, em 2010.

Estradas Pelissioni ainda informou que algumas das estradas que passam pelo Litoral paulista sofrerão intervenções de melhorias com recapeamento, sinalização, terceiras faixas, áreas de refúgio, acostamentos, entre outras. O projeto será apresentado em novembro ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e, as obras iniciadas em 2013, sem data ainda prevista.

Projeto De acordo com o superintendente, entre as regiões do Monte Cabrão, que pertence a Santos, na Baixada Santista, e São Sebastião, no Litoral Norte, serão feitas obras de melhorias estimadas em R$ 7,4 milhões. “Contratamos um projeto executivo para ampliar a capacidade. Não vamos dizer que haverá a duplicação total das pistas, porque naquela região existem questões de meio ambiente. Ali é um parque ambiental, mas vai dar para fazer”, disse o superintendente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!