Demais pré-candidatos a prefeitos citados na pesquisa também comentam resultados

Costa Norte
Publicado em 16/06/2012, às 08h49 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h43

FacebookTwitterWhatsApp

Maurício de Souza (PT):

O presidente do PT e ex-vereador Maurício de Souza disse que vê o resultado da pesquisa com “muita naturalidade” – ele tem 2,46% de preferência do eleitorado, na estimulada. “Toda pesquisa é um retrato do momento. O PT decidiu há pouco tempo que terá uma candidatura própria a prefeito. A partir do momento que comunicarmos isso, os índices mudarão radicalmente. E também, o número de indecisos é muito alto. Estamos tranquilos nesse início de campanha”, afirmou.

Data certa

Quanto ao índice de rejeição (13,79%), ele afirmou que pode ser considerado baixo.  “Você não consegue agradar a todos, não por causa da pessoa Maurício, mas por causa das ideias que o PT defende”.  O petista também avisou que a convenção já tem data estabelecida, será no sábado do dia 30. Quanto ao nome do vice, Maurício informou que não está escolhido.

Sobre os quatro primeiros colocados na amostragem, ele considerou ser natural. “Eles são candidatos, desde sempre. O vereador Caio, há menos tempo, um ano e meio, mas com uma campanha muito vultosa na rua. Muitas coisas vão ter que se resolver. Nada no dia 30 de junho será o que está hoje”.

Valéria Bento (PMDB):

A pré-candidata Valéria Bento aparece com 4,19% da preferência do eleitorado e 18,23% de rejeição. “O PMDB e outros partidos vem fazendo pesquisa de dois em dois meses. Surpreendeu e, ao mesmo tempo não me surpreendeu esse resultado, porque mesmo na pesquisa dos adversários, estou com 9% e 10%. Considerando a margem de erro, de 4,9% pontos acima ou abaixo, estou dentro do esperado”, declarou. Sobre a rejeição, Valéria disse que “a rejeição existe, agora, as pessoas tem que me conhecer. Para poder falar de fulano ou ciclano, tem que se ter a oportunidade de conhecer. Para falar de mim, passa aqui na Associação [das Mulheres], vem tomar um café, me conhecer, independente de política, porque eu estou aqui desde 2008 trabalhando”.

Confirmação

A peemedebista antecipou que a convenção do partido será no próximo dia 30, mas que ela pode não confirmar sua candidatura a prefeita e sim a vereadora. De acordo com ela, essa decisão dependerá de uma conversa com o presidente estadual do partido, o deputado Baleia Rossi, o que deve acontecer na próxima semana. Quanto aos outros pré-candidatos, Valéria afirmou que “se tivesse que escolher entre esses, iria por no papel qual o compromisso que cada pessoa teve com Bertioga até hoje. Isso eu vou avaliar, se não sair candidata [no caso de precisar apoiar alguém]”.

Kaled Malat (PSDC):

“Vejo com bons olhos [a pesquisa eleitoral]. Apesar de não concordar 100% com os números e percebo que está indefinido [quantidade de eleitores que não sabem em quem votar, quase 50%]. Estou no páreo como todos os outros candidatos, venho para disputar com todos”. Essa foi a afirmação do pré-candidato a prefeito Kaled.

Quanto à rejeição, ele atribui o seu índice, de 19,95%, ao fato de ser conhecido na cidade. “Se eu tenho rejeição é porque sou conhecido e tenho que tirar bom proveito da pesquisa, para poder estar fazendo um trabalho favorável. Agora, não vejo com maus olhos não”.

No dia 27

Kaled informou que a convenção do partido deve ocorrer no próximo dia 27, mas que a legenda ainda não escolheu um nome para vice.

Sobre os outros candidatos que polarizam a disputa, na 1ª colocação, ele destacou que “por causa do poder aquisitivo, hoje podem estar na frente. Mas, na eleição, vamos disputar com todos, de igual para igual. Não vejo nada de extraordinário neles”.

Débora Pereira (PDT):

A pré-candidata Dra. Débora avaliou de forma positiva o seu resultado (1,48%). “Fiquei muito feliz e satisfeita, porque mesmo não tendo iniciado ainda as eleições, já apareço na pesquisa. Então, isso é muito gratificante. Tenho certeza de que quando a eleição realmente começar, a tendência é melhorar em termos porcentuais. A minha arma são minhas propostas e o trabalho que temos no município”, afirmou.

Quanto aos números de rejeição, ela destacou que “não acredita muito na rejeição ao seu nome (18,72%). “A prova disso foram as últimas eleições [2010], na qual saímos vitoriosos, com grande índice de votos [para deputada federal].

Dia provável

Já sobre a convenção partidária, a pré-candidata avisou que a data mais provável será dia 30. Dra. Débora também contou que ainda não há nome definido para o vice. Perguntada sobre os outros pré-candidatos, ela disse que “se nós analisarmos a pesquisa, o maior número de pessoas ainda não sabe em quem votar. Então, a eleição não está definida. Os eleitores saberão escolher bem, tenho certeza disso. E também vejo que uma mulher fará toda a diferença em nosso município”.

Marcelo Vilares (PTB):

O presidente da Câmara, Marcelo Vilares, que contou com 3,69% da intenção de votos, na modalidade estimulada, declarou que “o meu sentimento [com a pesquisa] não é a realidade do que eu sinto nas ruas. A gente vem fazendo um trabalho, que está sendo bem recebido pela sociedade, nas casas. Temos, inclusive, levado uma prestação de contas do nosso trabalho, com um jornal informativo. E o PTB é um partido que agregou pessoas importantes da cidade. Acredito que a gente tem muito para crescer na pesquisa”.

Quanto ao índice de rejeição, o 3º menor, com 12,56%, ele avaliou de forma positiva. “Fico feliz. Tenho dois mandatos de vereador e hoje abro mão de pleitear novamente uma cadeira no Legislativo, até mesmo por frustração de ver tantos trabalhos e projetos de lei não saírem do papel. Então, dou mais um passo na minha vida pública, que é pleitear o Executivo”.

Fim do mês

Vilares também avisou que o partido deve realizar a convenção do dia 25 a 30 deste mês. Sobre o nome do vice, ele antecipou que o nome não está decidido. O petebista ainda afirmou que “o quadro da disputa eleitoral hoje na cidade está indefinido. A sociedade quer renovação. Não quer mais essa mesmice e ingerência”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!