Um grande vendaval atingiu a região litorânea paulista, por volta das 19h desta terça-feira (07). Em Bertioga, a Defesa Civil registrou 8 chamadas, no período das 19h40 às 22h15. Quatro das ocorrências foram de informações sobre queda de árvores, 2 para realização de vistoria em imóveis e outras 2 para apoio ao Corpo de Bombeiros. Por outro lado, não houve nenhum registro de vítima ou de veículo danificado na cidade. No dia seguinte (08), ainda em consequência da forte ventania, foram registrados outros 10 chamados.
Para o diretor da Defesa Civil, Plínio Aguiar, o número foi relativamente baixo, considerando a velocidade do vento que atingiu o município.
Dia seguinte
Na quarta-feira (08), foram registrados 10 chamados, principalmente para vistorias em telhados. A Elektro, concessionária de energia, foi acionada 8 vezes para solucionar a falta de energia elétrica.
Segundo Aguiar, foram retiradas 4 árvores, que haviam sido arrancadas com a força do vento. Todo trabalho foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Previsões
De acordo com o boletim da Casa Militar e da Marinha da região, não estão previstos novos vendavais para os próximos dias.
Balsa parada
Ainda na terça (07), por volta das 19h30, a travessia da balsa Bertioga/Guarujá também foi interrompida, em virtude do vento forte. O serviço, segundo informou a Dersa, que administra a travessia, foi normalizado por volta das 21h. Mas, no dia seguinte (08), houve duas novas interrupções: das 6h50 às 9h15 e das 9h30 às 11h30, por conta de uma falha no cabo do comando do motor do equipamento. Nesse período, a única opção para os motoristas era realizar o percurso via estrada. Já os pedestres, em especial, os moradores da Prainha Branca, tiveram que aguardar o transporte promovido por pequenos barcos da região.
Lancha em vistoria
A Dersa também informou que a lancha de passageiros que costuma realizar a travessia na área está em vistoria da Capitania dos Portos, em Santos. A previsão é de que neste fim de semana (11 e 12) ela volte a operar.
Da mesma forma, as travessias da balsa São Sebastião/Ilhabela foram interrompidas durante a noite de terça (07), por cerca de 1h30.
Na terça (07) foram 8 chamados; e na quarta (08) 10.
Contato
A Defesa Civil de Bertioga pode ser acionada pelo telefone 199, 24h, ou em horário comercial pelo (13) 3317-6454.
Comentários