Debates abordam temas de interesse da comunidade de Bertioga

Costa Norte
Publicado em 21/01/2011, às 17h43 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h03

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Habitação, infraestrutura, comércio e educação. Esses foram os temas debatidos esta semana durante o programa ‘Praia FM em Debate’, da rádio Praia FM – 106,1, em Bertioga. Na programação, representantes de variadas entidades são convidados a participar. Simultaneamente, ouvintes também podem interagir com perguntas, por meio de ligações telefônicas.

Habitação O tema debatido no programa na segunda-feira (17) foi habitação. Os convidados foram Marcelo Godinho, presidente da Associação dos Engenheiros, Luiz Fernando Bluhu, presidente do Lions Clube, Jackson Pierre, delegado do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) e Ideval Gorgônio Primo, o Miranda, diretor de Habitação de Bertioga. A maior preocupação dos entrevistados refere-se à falta de áreas para implantação de projetos habitacionais de cunho social. Com a criação da UC (Unidade de Conservação), que destinou mais de 10 mil hectares para o Parque Estadual da Restinga, as áreas ficarão ainda mais restritas, na opinião do engenheiro Godinho. “Alguns locais onde havia possibilidade de implantação agora existe o parque”, comentou. Para o representante do Creci, a entidade ainda precisa entender os projetos sociais e quais áreas serão destinadas para habitações populares. “Hoje trabalhamos somente com as necessidades de quem vem de fora e não das pessoas que são daqui”.

Infraestrutura Infraestrutura foi o tema ‘de terça (18). Os convidados foram o diretor da Fabe (Faculdade Bertioga), Ernesto Perez, o vereador Orvando da Silva, e o vereador licenciado e superintendente da FuABC (Fundação do ABC), Jurandyr José das Neves. A falta de manutenção das ruas foi o principal assunto debatido. O estado de calamidade durante a incidência de fortes chuvas das ruas no entorno da Fabe foi abordado por Perez. “Professores e alunos entram descalços na faculdade, por conta da lama na rua”. Os convidados frisaram que na área, situada na rua Manoel da Nóbrega, no Jardim Lido, circulam mais de 5 mil pessoas e que o local deveria receber mais atenção por parte da municipalidade. O prefeito Mauro Orlandini (DEM) participou do programa por telefone e anunciou o início da operação tapa-buracos, além de serviços de manutenção nos bairros.

Comércio O comércio foi o tema de quarta (19), quando 02 entidades que representam o setor avaliaram como negativos os 20 primeiros dias de Temporada na cidade: a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), representada por Marisa Negro, e a ACE (Associação Comercial e Empresarial), representada por Fernando Martins Caldeira. Também participou do programa o diretor de Abastecimento da prefeitura, Gilberto Godoy, o vereador Renato Faustino (PT) e o representante do Iesp (Instituto dos Empreendedores do Varejo de SP), Sílvio Magalhães. Para Caldeira, o motivo da queda no movimento do comércio em 40%, em comparação ao mesmo período do ano passado, deve-se à chuva e, consequentemente, a má qualidade das vias. Marisa concordou. “Em muitas ruas não se chega a um comércio, nem de carro e nem a pé. O comerciante está isolado”, disse. Para Magalhães, a falta de manutenção e obras de infraestrutura prejudica o comércio, que não tem renda, não gera emprego, e os problemas vão se acumulando. “Isso é triste, todo mundo perde. Em fevereiro, com certeza, vai haver demissões. Isso vai provocar um impacto ainda mais negativo”, previu.

Educação O tema desta quinta (20) foi Educação, com a secretária da Educação, Dulce Ceneviva, o ex-vereador Maurício dos Santos Souza, e a presidente da AMB (Associação das Mulheres e Bertioga), Valéria Bento. Entre os assuntos abordados estava a demora na entrega dos uniformes e apostilas. “O uniforme de Inverno chegou na Primavera”, comentou Valéria. A secretária afirmou que neste ano os pedidos, tanto de uniforme como de apostilas, já foram feitos e não haverá atraso. Dulce afirmou ainda que na próxima semana deverá ser assinado o convênio entre prefeitura e Centro Paula Souza – autarquia do Governo do Estado –, para implantação da Etec (Escola Técnica), no município. Inicialmente, a unidade educacional ficará instalada nas dependências da Faculdade Bertioga.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!