Por Antonio Pereira
Autoridades policiais do município discutiram números durante programa, na TV Costa NorteOs índices de lesão corporal e roubo cresceram 4% e 18%, respectivamente, em Bertioga, no primeiro semestre deste ano, quando comparados ao mesmo período de 2012. Conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), foram contabilizadas 176 ocorrências de lesão corporal contra 160 no mesmo período no ano passado, e 175 roubos contra 120, seguindo a mesma lógica. Por outro lado, os números também apontam redução em furtos e no tráfico de entorpecentes, na cidade. O assunto foi debatido durante o programa ‘Café da Manhã’, da TV Costa Norte - Canal 48 UHF, na sexta-feira (19). Segundo o delegado titular da Delegacia de Bertioga Maurício Barbosa, as estatísticas refletem o aumento, ano a ano, do número de pessoas que têm vindo ao município. “Apesar da visita dos turistas, as pessoas mal-intencionadas também estão vindo para a cidade, o que contribui para os números negativos, porém, apesar disso, a população tem participado e faz denúncias pontuais que ajudam tanto em flagrantes quanto em investigações”, afirma. De janeiro a junho deste ano foram registradas 34 ocorrências de tráfico de drogas, contra 44 do ano passado (redução de 13%). Já as tentativas de homicídio pularam de sete para nove ocorrências (vide tabela). Quanto aos crimes de lesão corporal, o delegado ressalta que boa parte dos crimes envolvem violência doméstica e, assim como os de estupro, poderiam ser melhor resolvidos com a criação de uma DDM (Delegacia da Mulher). “Muitas vezes, a mulher se sente intimidada em fazer uma denúncia contra um abuso na rua ou contra uma agressão do marido e isso poderia ser tratado com uma policial feminina. Há situações também em que a mulher não se divorcia por medo de viver sozinha, ou faltar o pão dos filhos, e se sujeita a ser vítima”, aponta. Assim como em todo o ano de 2012, ainda não foram registrados latrocínios (roubos seguido de morte) neste semestre, porém, um crime que cresceu na cidade foi o roubo de veículos, com 16 ocorrências este ano contra 13 do ano passado, nos primeiros seis meses do ano. Já o número de furto de veículos, no mesmo período, repetiu o mesmo de 2012: 18. Neste mês de julho, no entanto, até sexta-feira (19), três furtos de veículos e mais cinco roubos de veículos foram registrados.
Bancos Um dado que merece atenção é o número de roubos a instituições bancárias de Bertioga. A polícia não divulgou valores, mas foram registradas três ocorrências, todas em junho, enquanto nenhuma outra delegacia das demais cidades da Baixada Santista registrou este delito no semestre de 2013. O tenente Edson Santos de Souza, da Polícia Militar (PM), explica que a corporação tem tomado uma série de medidas, inclusive, mantendo as viaturas mais próximas das agências, mas, além dos roubos a bancos, existem os roubos de ‘saidinhas bancárias’. “Eu sou adepto de os bancos terem biombos, mas não são todos que prestam esse serviço aos correntistas. Uma coisa que recomendamos é que as pessoas que estiverem saindo do banco com um valor considerável e avistarem uma pessoa suspeita, que permaneçam no banco e liguem para o 190 da polícia e solicitem um acompanhamento”, diz. Outro ponto que o tenente destaca é a implantação da Operação Delegada, recém-aprovada no município. “Para a população, é muito bem-vinda porque se ganha um soldado por dois horários distintos, e a corporação vê com bons olhos porque o salário do policial aumenta sem ele precisar de bicos. Temos policiais de Bertioga atuando na Operação Delegada da capital, e não tenho dúvidas se eles preferem estar aqui”. Armas e câmeras Com vistas a um efetivo melhor preparado para quaisquer tipo de ocorrências, a Secretaria de Segurança Pública de Bertioga iniciou, sexta-feira, na Sala de Convenções do Sesc Bertioga, o 1° Ciclo de Estudos da Guarda Civil Municipal (GCM). Um dos principais objetivos é instruir a corporação para o uso de armas. Segundo o secretário da pasta, coronel Eduardo Silveira Bello, a intenção é armar o efetivo da guarda. “Existe uma série de estudos que estamos realizando, que variam desde exames psicológicos até a habilidade dos soldados. Nosso objetivo é equipar a GCM até o final do ano, mas, além disso, queremos colocar, também nesse período, um sistema grande de monitoramento para auxiliar nos trabalhos das polícias”, conclui. Em atenção a apelos da população, na última semana, o efetivo da guarda voltou a operar na praia da Enseada, com uma base móvel. As viaturas ficam durante 24 horas por dia próximas à Praça de Esportes Radicais João Carlos Ferreira Mathias dos Santos, na região central da cidade.
COMPARATIVO ENTRE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013 COM O MESMO PERÍODO DE 2012 e 2011, EM BERTIOGA:EGISTRADAS POR TIPO ITEM 2013 2012 2011 HOMICÍDIO DOLOSO (2) 4 4 2 Nº DE VÍTIMAS EM HOMICÍDIO DOLOSO (3) 4 4 2 HOMICÍDIO DOLOSO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO --- --- 8 Nº DE VÍTIMAS EM HOMICÍDIO DOLOSO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO --- --- --- HOMICÍDIO CULPOSO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO 4 10 6 HOMICÍDIO CULPOSO OUTROS 2 --- --- TENTATIVA DE HOMICÍDIO 9 7 6 LESÃO CORPORAL DOLOSA 176 160 142 LESÃO CORPORAL CULPOSA POR ACIDENTE DE TRÂNSITO 79 90 89 LESÃO CORPORAL CULPOSA - OUTRAS 4 --- 1 LATROCÍNIO --- --- 1 Nº DE VÍTIMAS EM LATROCÍNIO --- --- 1 ESTUPRO 13 4 9 TRÁFICO DE ENTORPECENTES 34 44 19 ROUBO - OUTROS (1) 175 120 76 ROUBO DE VEÍCULO 16 13 5 ROUBO A BANCO 3 2 --- ROUBO DE CARGA --- --- --- FURTO - OUTROS 567 543 640 FURTO DE VEÍCULO 18 18 14 • Fonte: SSP
Comentários