Depois de muito empenho para desenvolver desenhos, frases, poesias e redações, os alunos da rede municipal de ensino de Bertioga agora serão recompensados. Eles serão premiados pela boa atuação no concurso ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’. Os autores dos 15 melhores trabalhos de todas as categorias receberão os prêmios na próxima quarta-feira (06), em cerimônia festiva que acontecerá no auditório do Sesc-Bertioga, a partir das 19h30.
Os alunos serão prestigiados por seus familiares e autoridades, entre elas, o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, e o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini.
O Prana Teatro de Animação fará uma apresentação e em seguida, será servido coquetel na Praça do Lago das Carpas, no Sesc.
Papel fundamental
Os professores e diretores de escola, que tiveram papel fundamental como incentivadores, também serão premiados. A escola onde o aluno vencedor estuda também receberá um prêmio especial, o que proporciona estender os resultados do concurso a um número ainda maior de estudantes.
Temas
Mais de 4 mil alunos, do 1º ao 5º anos, participaram do ‘Costa Norte Escola’ este semestre. O 1º ano teve como tema ‘Lugar onde vivo’, na categoria ilustração. Frase com desenho foi a categoria do 2º ano, que desenvolveu trabalhos com o tema ‘Economia de água’. Já para o 3º ano, a categoria escolhida foi cartaz, com o tema ‘Biodiversidade’. Para o 4º ano, o tema foi ‘Transformações ambientais’, na categoria poesia. E o 5º ano desenvolveu redação com o tema ‘O ar que respiro’.
Socioambiental
O objetivo do ‘Costa Norte Escola’ é incentivar a criatividade dos alunos agregando, além do próprio conhecimento, a consciência socioambiental. “Trata-se de uma atividade sadia de competição, contribuindo para a formação de adultos conscientes do papel de cada um para a preservação ambiental”, comentou o idealizador do projeto e diretor do Sistema Costa Norte de Comunicação, Roberto Zaidan.
Parcerias
O concurso será retomado no início do 2º semestre letivo, com novos temas, mas sempre com a mesma proposta: de desenvolvimento da consciência ambiental.
O projeto conta com a parceria da Sabesp, Sesc-Bertioga e apoio da Secretaria da Educação de Bertioga. Este ano, o concurso passou a fazer parte da grade curricular do ensino fundamental do município.
Comentários