Conferência Municipal marcará a Semana do Meio Ambiente


Costa Norte
Publicado em 31/05/2013, às 12h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h01

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte
No viveiro haverá atividades e oficinas, das 9 às 17 horas

Com o tema central sobre resíduos sólidos e a proposta de debater problemas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância da preservação contínua do meio ambiente, Bertioga realiza de 4 a 6 de junho, a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, na Faculdade Bertioga (Fabe), na rua Manoel da Nóbrega, 966 – Jardim Lido. As atividades irão acontecer das 19 às 22 horas. O tema principal terá foco voltado à produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda, educação ambiental e financiamento do sistema de implementação da política de resíduos, com enfoque local. A conferência, que precede as etapas regional e estadual para a IV edição Nacional, é aberta à sociedade. Realizado pela prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal (Condema), o evento integra a programação da Semana de Meio Ambiente de Bertioga, que terá início na próxima segunda-feira (3), até o dia 7, quando se encerram as atividades, pautadas por ações para celebrar o primeiro aniversário do Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – ‘Seo’ Leo. A secretária de Meio Ambiente Marisa Roitman convida a população para participar da conferência, que será aberta no dia 4. “Estaremos desenvolvendo várias atividades para todos os públicos, visando aproximar a população das discussões em torno da sustentabilidade urbana. A proposta não é só palestras, mas sim, chamar as pessoas para apresentarem ideias, sugerirem, enfim participar desse momento tão importante em nosso município”.

Participações A conferência, segundo a secretária, terá a participação de técnicos da Terracom – empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município; da Cetesb; do Ibama e da Riviera de São Lourenço, que mostrarão como gerenciam os resíduos de suas respectivas áreas de atuação. O evento também contará com a participação do professor Fábio Lopes, que vai contar como transformou o lixão de Sambaiatuba, no município de São Vicente, na Baixada Santista, em um parque ambiental. O encerramento da conferência será no dia 6, ocasião em que as propostas apresentadas serão documentadas e levadas para as edições regional e nacional do evento. Ainda no dia 6, a partir das 20 horas, a população terá a oportunidade de dirimir dúvidas com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do município, referentes à poluição sonora e visual, incômodo de vizinhança, esgoto e outros assuntos pertinentes à questão ambiental.

Passeio Um passeio no barco-escola Arca do Saber, pelo Rio Itapanhaú, com autoridades municipais e representantes de órgãos ambientais da cidade e região, abrirá, no dia 3, as atividades da Semana. Os convidados terão a oportunidade de conhecer um pouco das belezas naturais do município, navegando pelo canal de Bertioga e rio Itapanhaú, que concentram vasto manguezal, com plantas e animais que vivem nesse ecossistema. A saída do barco-escola está marcada para as 10 horas, a partir do píer turístico Licurgo Mazzoni, com a presença do prefeito Mauro Orlandini e da secretária de Meio Ambiente Marisa Roitman, que recepcionarão os convidados, parceiros no projeto da Fehidro, que trouxe o barco-escola para Bertioga.

Viveiro No dia 7, a prefeitura de Bertioga comemorará o primeiro aniversário do Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – ‘Seo’ Leo, com várias atividades, das 9 às 17 horas. Dentre elas, destacam-se oficinas ambientais de cunho artístico e estandes educativos, onde serão expostos materiais relacionados às linhas de trabalho do viveiro como: arborização urbana, abelhas nativas, animais silvestres, ecossistemas costeiros e frutos da Mata Atlântica.

Animação A programação segue às 19 horas com a exibição de filme, seguida de debate com o público presente com a história de O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, uma animação sobre a importância da preservação da natureza diante dos avanços do capitalismo e da ganância, em um cenário onde não existe mais natureza, e tudo é meramente tecnológico e artificial.

DADOS: Endereços: O Viveiro de Plantas Seo Leo fica na rua Manoel Gajo, Parque Estoril A Fabe fica na avenida Manoel da Nóbrega, 966, Jardim Lido Mais informações: (13) 3317-4599 ou 3319-8034.

Coordenadoria de Fiscalização Ambiental é tema de reunião do Condema

Como funciona a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental de Santos e quais são as ações desenvolvidas por ela, assim como as suas áreas de atuação foram algumas das questões abordadas pelo coordenador do setor, João Thiago Mele, apresentadas durante a reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) de Bertioga, na terça-feira (28). Fortalecer o sistema ambiental e alavancar a fiscalização ambiental do Estado de São Paulo são alguns dos objetivos da Coordenadoria, que no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 recebeu a previsão orçamentária de R$ 163 milhões. De acordo com João Thiago, entre as ações estão à fiscalização de áreas de proteção de mananciais de unidades de conservação da natureza e da pesca. “Inclusive nós vamos realizar uma reunião em Santos, para falar da pesca junto com a Fundação Florestal”, disse. Um dos assuntos que levantou discussão dentro do Conselho tratou sobre o Plano de Contenção de Ocupação Irregular, que a Coordenadoria está realizando. O projeto abrange o município de Bertioga e identificou 48 ocupações irregulares. O coordenador mostrou uma atualização de registros fotográficos de alguns núcleos no bairro Boraceia.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!