Por Ana Cláudia Gomes
O Condefi (Conselho para Assuntos da Pessoa com Deficiência) de Bertioga recebeu os dados preliminares do Auto-Censo de Inclusão, que busca conhecer a população deficiente no município. As informações foram transmitidas na reunião ordinária desta quarta-feira (28). Pelos dados coletados somente nas escolas municipais, Bertioga conta com 151 deficientes, sendo 48 físicos, 60 sensoriais e 43 intelectuais. “Esses números devem ser o mais próximo da realidade”, considerou o presidente do Conselho, o profº Augusto Coelho. Para ele, como se trata de um auto-censo, onde as pessoas respondem espontaneamente, os números deverão ser mesmo reais.
Próximas fases Mas ainda não foram tabulados os dados dos questionários distribuídos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Nace (Núcleo de Apoio à Criança Excepcional), o que deve ocorrer nos próximos dias. As escolas estaduais e particulares também receberão os formulários para preenchimento, após a conclusão dessa 1ª fase.
Objetivo: conhecer a quantidade de pessoas deficientes na cidade e quais as deficiências, para a elaboração de políticas públicas que atendam a essa parcela da sociedade.
Formulários: disponíveis nas UBS’s. Qualquer pessoa pode retirar, preencher e devolvê-lo no mesmo local.
Índice: a estimativa é de que no Brasil, o índice de deficientes é de 14,5%. No Estado de SP, essa estimativa é de 12%.
Comentários