Mais de 50 instituições se inscreveram para fazer parte do Conselho Consultivo do PERB (Parque Estadual Restinga de Bertioga). O encontro para escolha dos membros aconteceu nesta sexta-feira (29), na Casa da Cultura, em Bertioga. Quarenta e oito membros, entre titulares e suplentes de vários segmentos da sociedade, foram escolhidos por consenso. Foram apresentadas instituições como ONGs, associações de bairros, entidades profissionais, além de representantes do poder público, como prefeitura e Câmara. Mais de 130 pessoas acompanharam, durante cerca de 3h, a escolha dos membros do Conselho, que também representará o Núcleo Bertioga do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), criado recentemente.
O conselho conta com 24 vagas titulares, sendo 12 de representantes governamentais e 12 não-governamentais. Mais 12 suplentes de cada foram escolhidos entre as entidades apresentadas.
Regulamento Interno
Segundo o gestor do PERB, que figurará como presidente do Conselho, Carlos Sérgio Santos, uma próxima reunião será marcada dentro de 15 dias para apresentação da documentação das entidades e será iniciado o estudo do Regimento Interno. “As entidades que se apresentaram têm que estar devidamente regularizadas e o representante deve contar com documento indicando seu nome”, informou Santos.
Por determinação legal, o Conselho tem 90 dias para elaborar o Regimento. Segundo o gestor, o próximo passo será a elaboração do Plano de Manejo. “É uma ação mais complexa e será discutida em uma próxima reunião”. O Plano de Manejo vai determinar quais as ações poderão ser desenvolvidas na área de 10 mil hectares.
Participação aguerrida
“Não consigo imaginar outros municípios, até maiores, que tenham uma participação tão aguerrida e numerosa como houve aqui”, comentou, satisfeito o gestor Santos. Para ele, os objetivos foram atingidos com a participação, não somente numérica, mas qualificada tecnicamente. “Essas pessoas querem participar e querem que o Parque dê certo”.
Comentários