Começa a corrida: campanha e propaganda eleitoral estão liberadas

Costa Norte
Publicado em 07/07/2012, às 05h01 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

Os candidatos a prefeito, vice e vereador do país que efetuaram e tiveram o registro de suas candidaturas aprovadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) podem começar a campanha e propaganda eleitoral, a partir de agora. De acordo com o Tribunal, desde esta sexta-feira (06) estão liberadas as atividades pertinentes a campanha, previstas no Calendário Eleitoral 2012 (vide quadros).

Em Bertioga, conforme antecipado pelo JCN (Jornal Costa Norte), na semana passada, cinco candidatos devem disputar o pleito. O nome do ex-prefeito Lairton Goulart (PR) é o único que ainda não está confirmado no TSE para essa eleição, porque o partido perdeu o prazo, que era até o dia 05 para apresentação das coligações e de seus candidatos.

Mas, de acordo com a própria legislação eleitoral, o registro ainda pode ser feito, de forma individual, até o dia 10. Na noite desta sexta (08), o presidente do partido, Valdemar da Silva, o popular “Valdir Sem Teto”, inclusive, assegurou a candidatura de Lairton, durante breve entrevista, por telefone. (vide matéria abaixo).

A lista completa dos candidatos que já tiveram a candidatura deferida para essas eleições estará disponível a partir de domingo (08), no site www.tse.jus.br .

Quatro candidatos

Nesta sexta-feira (06), a 272ª ZE (Zona Eleitoral) de Santos, que também atende Bertioga, confirmou que quatro candidatos entregaram os documentos no Cartório, localizado no bairro do Embaré. São eles: Caio Matheus (PSDB), com Marcelo Vilares (PTB) como vice; Mauro Orlandini (DEM), que conta com Zeca do Gás (PP) na chapa para vice. E ainda, Kalled  Malat (PSDC), com o advogado José Leandro da Silva (PSDC) como vice, e Dra. Débora (PDT), que tem o apoio do empresário Nelson Turri (PPS).

Na última eleição, dados do TRE-SP davam conta de que a cidade tinha seis candidatos ao Executivo e 156 pleiteantes ao Legislativo.

Eleitores

Bertioga conta com 15% a mais de eleitores do que nas últimas eleições municipais. Isso representa um aumento de cerca de 5 mil pessoas aptas a votar. Conforme o TSE, este ano, o município tem 38.384 eleitores. Em 2008, o total foi de 33.366 pessoas. Entretanto, de acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, esses números ainda podem mudar, tanto para mais quanto para menos, já que os dados finais ainda estão sendo computados.

Convenções

Conforme antecipado na edição do JCN da semana passada, durante as convenções partidárias, cinco nomes foram confirmados na disputa ao Executivo bertioguense, sendo quase todos no último dia permitido pela legislação eleitoral, no sábado (30).

Outros nomes

Outros quatro nomes que vinham se apresentando até o momento como pré-candidatos a prefeito também decidiram seus rumos. Marcelo Vilares (PTB) juntou-se a Caio Matheus (PSDB), como candidato a vice. Maurício de Souza, do PT, compôs com a chapa de vereadores do PDT, com a Dra. Débora; Silvio Magalhães, como vice de Dr. Lairton (PR); e Valéria Bento (PMDB), que há poucos dias havia anunciado apoio ao DEM (como candidata a vereadora), rumou para o grupo de Caio Matheus e essa semana, mudou novamente de opinião e retornou ao DEM, com o candidato a reeleição para prefeito, Mauro Orlandini.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!