Com horário ampliado, Forte São João aumenta número de visitas

Costa Norte
Publicado em 27/01/2012, às 14h21 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h56

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Aumentou, significativamente, o número de visitantes à fortaleza mais antiga do Brasil – o Forte São João, em Bertioga –, desde o início deste mês. O motivo é que a prefeitura ampliou, nos fins de semana, os horários de visitação pública, até as 20h. Antes, a visitação acontecia até às 17h.

De sexta-feira a domingo, das 9h às 20h, passam pelo Forte cerca de duas mil pessoas. Já de segunda a quinta, das 9h às 17h, visita o espaço uma média de 800 pessoas por dia. Com base nesses dados, a prefeitura estima que o mês de janeiro deverá fechar, pelo menos, com o registro de pouco mais de 10 mil visitantes, vindo de vários pontos do país e do Exterior.

Marco da história

O Forte São João é considerado um dos principais marcos da história do Brasil. Além das visitas diárias monitoradas, o espaço sedia reuniões mensais da Associação dos Orquidófilos de Bertioga e do Foto Clube Lente Caiçara; exposição de artistas plásticos, lançamentos de livros; abriga a Biblioteca Caminho Verde, com acervo ressaltando o meio ambiente, e a feira de artesanato ‘Arte no Parque’, aos fins de semana, com exposição e venda de artesanato local. Atualmente, o visitante pode apreciar a exposição de bandeiras, que apresenta pavimentos desde a época do Império até os tempos atuais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!