Coleta seletiva porta a porta inicia na quarta (30), em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 26/05/2012, às 05h20 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h41

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

Mais uma etapa do Programa Lixo Útil será implantada a partir de quarta-feira (30) em Bertioga: a coleta seletiva porta a porta. Os moradores dos bairros que compreendem a região da av. 19 de Maio até a av. Vicente de Carvalho poderão disponibilizar o lixo limpo (plástico, papel/embalagem, metal e vidro) em caixas de papelão e sacos de lixo amarrados com fitilhos coloridos (fitas plásticas) para que seja recolhido pelo caminhão da coleta seletiva todas as quartas-feiras. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rogério Leite, é importante que o morador disponibilize o lixo limpo em local diferente de onde é colocado o lixo molhado (restos de comida e lixo sanitário) para facilitar a identificação por parte dos coletores. “Os funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo serão orientados para a coleta”, afirmou Leite, lembrando que a coleta do lixo molhado não foi alterada.

Projeto piloto Essa etapa da coleta seletiva porta a porta funcionará como um projeto piloto. “Vamos avaliar o tempo que o caminhão leva para percorrer as ruas, identificar problemas na disponibilização do lixo nas calçadas e o tipo de lixo que está sendo disponibilizado pelos moradores. Então poderemos corrigir possíveis problemas antes de expandir a coleta”, avisou Leite. Segundo o secretário, a previsão é que em 6 meses seja possível fazer essa avaliação e os devidos ajustes. A prefeitura já elaborou folhetos informativos e deve distribuir as fitas coloridas para a identificação do lixo reciclável.

Caminhão Há 5 meses, a Secretaria de Meio Ambiente implantou mais de 50 PEV’s (Postos de Entrega Voluntária) em pontos estratégicos da cidade. São estruturas de alumínio com um recipiente para receber o lixo reciclável. Atualmente, um caminhão faz a coleta desse lixo. O veículo faz parte do contrato de coleta de lixo e, segundo Leite, a prefeitura está finalizando o processo de licitação para aquisição de outro caminhão. Os PEVs serão mantidos em toda a cidade, como complementação do projeto. No mês de abril, foram coletadas 16 toneladas de lixo reciclável.

Cooperativa O lixo limpo recolhido está sendo encaminhado para a Coopersubert (Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga), que funciona provisoriamente em um galpão no Paço Municipal. “Sete cooperados já estão vivendo do trabalho, mas a previsão é de que esse número aumente com a implantação total do projeto”, avaliou Leite.

Usina Com a renovação do contrato com a empresa Terracom Construções Ltda. responsável pela coleta de lixo na cidade, foi estabelecido o compromisso da construção de uma usina de reciclagem onde funciona a área de transbordo em Bertioga. Segundo o secretário, o projeto executivo para a implantação dessa usina está sendo finalizado e a expectativa é de que esteja funcionando em setembro deste ano. Está prevista ainda a instalação de 2 galpões para separação do lixo seco (não-orgânico), 2 usinas, uma para beneficiamento do óleo de cozinha e outra para resíduos de construção, além de uma para o beneficiamento de rejeitos de pescados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!