Coleta Seletiva: LEVs recolhem 10 toneladas de recicláveis em dois meses

Costa Norte
Publicado em 10/02/2012, às 17h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h34

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Em dois meses de funcionamento foram coletadas, em Bertioga, 10 toneladas de material reciclável nos 30 equipamentos de LEVs (Local de Entrega Voluntária), distribuídos em 17 pontos do município, inclusive, nas feiras livres do Jardim Vicente de Carvalho II, aos domingos; no Indaiá, às quintas-feiras; no centro, às sextas; e em Boracéia, aos sábados. O programa de Coleta Seletiva, implantado pela Secretaria de Meio Ambiente, teve início em 02 de dezembro do ano passado com a instalação dos primeiros LEVs, no Paço Municipal. Segundo explica a engenheira florestal Maria de Carvalho, chefe de Seção de Educação Ambiental da pasta de Bertioga, a coleta nos pontos de LEVs é realizada pelo caminhão da coleta seletiva, diariamente. “Em alguns locais, o caminhão chega a passar duas vezes ao dia, dependendo do volume de material depositado. É o caso do bairro Maitinga, onde há instalado dois equipamentos de LEVs em uma padaria local”, diz a educadora ambiental, lembrando que a maior parte do material recolhido é plástico, papelão, vidro e alumínio.

Forma errada Apesar de a Secretaria promover palestras de conscientização sobre o uso dos LEVs, em alguns pontos da cidade, esses equipamentos estão sendo utilizados de forma errada. Segundo Maria, as pessoas estão depositando lixo orgânico que apodrecem e dão mau cheiro. “Esse tipo de lixo é para ser transportado pelo caminhão convencional, ou seja, aquele que passa todos os dias na porta das casas, recolhendo o lixo domiciliar”, explica. O material recolhido nos LEVs é destinado à Central de Triagem, instalada provisoriamente em um galpão no Paço (rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú), onde a Coopersubert (Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga) faz a operacionalização de todo material coletado.

Novos equipamentos Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu mais 30 equipamentos de LEVs, que serão distribuídos em todas as escolas das redes municipal e estadual. De acordo com o secretário da pasta, Rogério Leite, Bertioga está realizando campanhas informativas junto à população conscientizando sobre a importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.

Próximos passos O secretário ressalta que o trabalho está apenas começando e, nesta primeira etapa, já apresenta bons resultados. Depois dessa fase, o próximo passo, será o serviço de coleta seletiva porta a porta, ou seja, quando o caminhão específico para esse fim, passará na porta das casas recolhendo o material reciclável. A previsão é que esse serviço comece logo que se inicie o funcionamento da usina de triagem, previsto para seis meses.

Confira os Locais de Entrega Voluntárias (LEVs) nos sites: www.bertioga.sp.gov.br ou www.rotadareciclagem.com.br.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!