Ciclo de palestras debate programa Município Verde Azul

Costa Norte
Publicado em 07/03/2014, às 12h26 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h15

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
As palestras serão realizadas no Centro

Esclarecimentos sobre o programa Município Verde Azul serão oferecidos durante um ciclo de palestras, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, da prefeitura de Bertioga, segunda e terça-feira, 10 e 11, com a participação de representantes do município e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

O público-alvo são estudantes e a comunidade em geral, além de representantes do Executivo e Legislativo, e envolve todos os segmentos que, direta ou indiretamente, estão relacionados ao processo de certificação ambiental criado pelo governo estadual com o objetivo de trazer maior eficiência à gestão ambiental nos municípios. Bertioga já recebeu a certificação por cinco anos consecutivos.

O ciclo de palestras também visa difundir e aprimorar a comunicação administrativa entre os diversos setores da municipalidade, uma vez que a estratégia de trabalho está cada vez mais interdisciplinar. Para tanto, o prefeito de Bertioga Mauro Orlandini determinou a criação de uma comissão de trabalho, com representantes titulares e suplentes de cada secretaria, responsáveis por ações específicas em cada uma das diretivas determinadas pelo estado para a emissão do Selo Município Verde Azul.

A principal atividade do evento serão as palestras abertas à comunidade, que acontecem na segunda-feira, 10, às 19 horas, no Espaço Cidadão-Centro (Av. Anchieta, 392). O tema é Panorama Geral sobre o Programa Município Verde Azul. Outra atividade aberta ao público é a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), na terça-feira, 11, às 9 horas, na sala anexa à Secretaria de Educação, localizada no paço municipal. O tema será O que é o Programa Município Verde Azul e o papel da comunidade. Não é necessária a inscrição para os eventos. Informações pelo telefone 3319 8084.

Gestão ambiental

Para a secretária de Meio Ambiente de Bertioga Marisa Roitman, a participação da comunidade é fundamental, uma vez que todos podem colaborar. “A certificação leva em conta algumas diretivas como a qualidade na coleta do lixo e a rede de esgoto. A coleta seletiva, que deve partir da comunidade, bem como as ligações do esgoto na rede já existente, também compõem as diretivas”. Ela acredita que, muito mais do que receber o selo Verde Azul, a certificação traduz a boa gestão ambiental do município. “E isso melhora a vida de todos. Buscamos atingir as diretivas com base no que determina o estado para receber a certificação e, inclusive, verbas. Mas quem ganha é a comunidade”.

O Município Verde Azul visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ciclo anual, é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A participação do município no programa é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

São 10 as diretivas ambientais prioritárias a ser desenvolvidas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental: esgoto tratado; resíduos sólidos; biodiversidade; arborização urbana; educação ambiental; cidade sustentável; gestão das águas; qualidade do ar; estrutura ambiental; e conselho ambiental.

Quadro

Programação

Dia 10 9h - Abertura com a apresentação do projeto barco-escola, seguida de visita monitorada ao Viveiro de Plantas Seo Leo. Local: píer Licurgo Mazzoni (Av. Vicente de Carvalho – Centro) Almoço 14h – Reunião com o Legislativo (não aberta à comunidade). Pauta: apresentação do programa Município Verde Azul e o Papel do Legislativo (60 minutos). Local: Câmara Municipal. 19h – Reunião com a comunidade. Pauta: painel de apresentação Panorama Geral sobre o Programa Município Verde Azul’ - (90 minutos). Local: Espaço Cidadão-Centro (Av. Anchieta, 392).

Dia 11 9h – Reunião com o Condema e membros dos demais conselhos municipais (aberta à comunidade).Pauta: apresentação do programa Município Verde Azul e o Papel da Comunidade (60 minutos). Local: sala anexa à Secretaria de Educação, localizada no paço municipal. Almoço 13h – Reunião com os secretários, comissão Município Verde Azul e membros do Executivo. Pauta: apresentação do programa Município Verde Azul e o Papel do Executivo (60 minutos). Local: sala anexa à Secretaria de Educação, localizada no paço municipal. 15h - Oficina de gestão estratégica das ações do programa Município Verde Azul com a equipe da comissão e gestores das secretarias. Local: sala anexa à Secretaria de Educação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!