Os casais de Bertioga interessados em participar do ‘Casamento Comunitário’, realizado pelo ‘Escola da Família’ já podem iniciar os preparativos. Os documentos devem ser entregues até o final de julho, conforme explica a coordenadora do programa estadual, Mariana Santos Souza. O objetivo do evento é proporcionar aos casais a regularização da união com o custo mais baixo possível.
Os interessados podem procurar a coordenadora aos sábados e domingos, na EE Vicente de Carvalho, que fica na rua Francisco Pinto, s/nº, ou pelo telefone (13) 9726-5382.
O ‘Casamento Comunitário’ que pode ser somente civil ou religioso ou, ainda, ambos, vai acontecer em 12 de novembro. A previsão é de que cerca de 40 casais participem. A ideia, segundo Mariana, é de que os casamentos aconteçam na própria escola. “Mas ainda vamos decidir”, comentou, lembrando que as pessoas que quiserem colaborar com o evento também podem procurá-la.
Critérios
Para o ‘Casamento Comunitário’ é necessário comprovar a renda do casal de até 2 salários mínimos. Os que tiverem renda maior podem participar, entretanto, deverão pagar a taxa do Cartório.
“Estamos fazendo os procedimentos com antecedência para dar tempo de todos providenciarem os documentos” Mariana, coordenadora do programa Escola da Família
Em 2008, 48 casais participaram; em 2010, foram 15.
Documentos necessários:
- Solteiros: 2ª via atualizada até 6 meses da certidão de nascimento, RG, comprovante de renda, carteira de trabalho ou declaração de renda de próprio punho.
- Divorciados: 2ª via atualizada até 6 meses da certidão de casamento com a averbação do divórcio.
- Viúvos: 2ª via atualizada até 6 meses da certidão de casamento com anotação do óbito e certidão de óbito.
Comentários