Criada e mantida pela Secretaria da Educação de Bertioga, a Casa do Educador, que comemora 1 ano neste sábado (13), oferece serviços gratuitos a todos os professores, diretores, secretários, pessoal técnico e administrativo da rede de ensino. Entre os trabalhos oferecidos estão: psicoterapia individual, palestras terapêuticas, drenagem linfática, argila facial, yoga, pilates, reiki e fonoaudiologia. Mas a novidade é que o local está ampliando os atendimentos. A psicóloga Celeste Guimarães conta que a Casa oferece, a partir de agora, psicoterapias em grupo e atendimentos abordando temas de grande preocupação, como: abusos infanto-juvenil, dependências químicas, depressão infantil e como tratar crianças com transtornos de aprendizagem, dislexia, entre outros.
Benefícios
Segundo Celeste, o tratamento psicoterápico, tanto individual como em grupo, oferece oportunidades para os professores trabalharem suas dificuldades pessoais, existenciais, afetivas, e situações novas e inesperadas, como perdas, conflitos, depressão ou problemas sexuais. A preocupação do tratamento está tanto nos sintomas como em trabalhar suas origens e causas, focando sempre a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Em todos os atendimentos é respeitada a ética profissional que norteia o atendimento psicoterápico.
Drenagem
“A drenagem linfática é um tratamento relaxante e traz vantagens para a saúde e estética do corpo, pois promove a cicatrização e recuperação de fraturas, câimbras, rasgos nos músculos e diminuidores. Também auxilia na melhora de condições crônicas, como sinusite, artrite, escleroderma, acne entre outras, além de aliviar a congestão de fluidos nos tornozelos, olhos cansados e pernas inchadas”. Foi o que detalhou a massoterapeuta, Vera Lucia Linhares. Vera explicou ainda que a argila facial, nada mais é do que o barro, um dos melhores remédios que existe na natureza, pois tem a capacidade de absorver impurezas, purificar e refrescar, tirando a febre e cicatrizando feridas. É famosa também pela ação de retardo do envelhecimento, indicada para aliviar a tensão, insônia e má circulação. Ainda elimina o stress, auxilia na suavização de marcas de expressão e manchas na pele.
Yoga e reiki
Já praticando yoga, trabalhamos a consciência corporal, a respiração, a contração e o relaxamento. “A palavra yoga significa união do corpo e da mente, por isso ela é uma prática especial e nos traz muitos benefícios, como: flexibilidade, força muscular, vitalidade, correção de postura, combate ao stress, depressão, ansiedade, insônia, dor de cabeça, entre outros”, contou a professora Nanci Rodrigues.
Sobre o reiki, Mileni Miki diz ser um trabalho de energização e equilíbrio da energia por meio dos chacras, que funciona com a imposição das mãos, trazendo benefícios funcionais para o corpo e a mente. É um tratamento de saúde, e os professores que foram atendidos tiveram melhoras consideráveis em sua qualidade de vida pessoal e profissional.
Distorção de sons
Já alguns professores procuram o fonoaudiólogo, com queixas de distúrbio articulado, distorção de sons e troca de fonemas. As alterações na voz ocorrem por 3 fatores principais: o pessoal, que são os cuidados básicos, como a alimentação, a qualidade do sono, a hidratação (tomar água enquanto fala) e o exercício de aquecimento vocal antes do início da aula. “A voz do professor ensina, controla os alunos, mostra atenção, carinho e é o principal recurso de transmissão do conteúdo da matéria. Ruídos externos e internos que competem com a fala são inevitáveis em uma escola, por isso é de suma importância cuidar das cordas vocais”, frisou a fonoaudióloga Sandra Campos Palhares.
Inscrições: pelo: (13) 3317-2864 ou pessoalmente, na rua Jorge Ferreira, 586, centro.
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.
Comentários