Por Marina Aguiar
O cambuci (Campomanesia phaea) é uma fruta nativa da Mata Atlântica, rica em vitamina A e C, ideal para o consumo in natura ou mesmo produção de doces, bebidas, geleias e outras iguarias. Sua árvore, no entanto, está em risco de extinção e o cultivo da espécie pode ser uma alternativa para evitar este fim e, ao mesmo tempo, gerar renda. Com este objetivo a prefeitura de Bertioga deu início em abril a um programa de cadastramento de famílias que possuem o pé de cambuci em seus quintais e, também, aqueles que têm interesse em plantar a espécie.
O cadastro é feito no Viveiro de Mudas ‘Seo Léo’ e, até o momento, 32 pessoas já estão inscritas no programa. “Todos os interessados podem se cadastrar e até receber mudas para plantar. Com isso temos o controle da disseminação do cambuci e ainda ampliar o cultivo na cidade”, explicou a chefe de seção de Planejamento Ambiental, Maria de Carvalho Tereza Lanza.
A ideia é que todas as famílias cadastradas possam aumentar a renda familiar com a venda do produto para o comércio local. “Queremos fazer uma rede de produtores para vender para restaurantes, sorveterias e lanchonetes que queiram incrementar as receitas com o fruto. E até supermercados que queiram revender”, declarou Maria.
Dona Célia Fernandes Pinto mora no bairro São Lourenço e cultiva uma árvore de cambuci há muitos anos. “Eu utilizo o fruto para fazer suco e pinga. Não bebo nada alcoólico, mas muita gente vem buscar a pinga na minha casa”. A dona de casa não tem interesse em comercializar o fruto. “Eu tenho apenas um pé, mas quando está na época de cambuci, chega a cair 100 frutas da árvore. Essas frutas eu dou para os amigos e familiares”, declarou.
Em setembro, a equipe do Viveiro de Mudas realizará um encontro para os produtores e interessados, para ensinar a produção, cultivo e colheita o fruto. “Teremos também receitas com o cambuci e, ao final do encontro cada um leva uma muda para casa”, afirmou a chefe de seção.
Os interessados em participar do programa têm até setembro para se inscrever. Os cadastros são feitos pelo Viveiro, que fica na rua Manoel Gato, s/n, ao lado da Delegacia de Polícia, no centro de Bertioga. Mais informações pelo telefone: 3317 4599.
Comentários