
Com extensa programação, incluindo desfile de blocos, trios elétricos e shows musicais, munícipes e turistas terão um bom motivo para comemorar em Bertioga a festa mais popular do país: o Carnaval. Os festejos de Momo serão abertos numa sexta-feira, no próximo dia 08, às 19h, com trio elétrico animado pelo bloco Bisnetos de Cacique, na rua de acesso principal ao bairro Jardim Vicente de Carvalho II. Shows musicais noturnos animarão as cinco noites de folia, na tenda galpão, montada na Praça de Eventos (Praia da Enseada). Na sexta (08), pré-carnaval, a festa será animada pela banda Garagem 1000. Já nos dias 09, 10, 11 e 12, será a vez da banda Imagem & Cia, que já participou do Carnaval de Bertioga, no ano passado. De acordo com o diretor de Turismo do município, Rodrigo Guerreiro, a proposta é apresentar várias opções para a comunidade e turistas, dentro do mesmo conceito do último Carnaval, ou seja, uma festa voltada a família, seguindo as mesmas tendências do projeto ‘Verão Azul’, que desenvolve programação com shows musicais que atraem público de todas as idades. “Tivemos uma experiência muito boa e gratificante no ano passado, por isso resolvemos manter esse conceito que agradou a todos em 2012”, ressalta o diretor.
Blocos No Carnaval de rua, os responsáveis pela folia serão os blocos, que vão para as ruas, de sexta-feira (08) a segunda-feira (11), levando muita animação para a concentração na avenida Anchieta, próximo ao Espaço Cidadão-Centro, a partir das 17h, com chegada prevista às 22h, na tenda montada na Praça de Eventos. O roteiro dos blocos ainda está sendo definido. O desfile de blocos começa no dia 08, com o Bloco das Vagabundas, seguindo dia 09, com o ‘Num Impurra Qué Pió’, ‘Bisnetos de cacique’ (10/02) e Banda da Costa, do Sistema Costa Norte de Comunicação (11/02).
Pierrô e Colombina Também nos dias 10, 11 e 12 tem o já tradicional ‘Carnaval Pierrô e Colombina’, na Praça da Primavera, no Jardim Rio da Praia, realizado pela prefeitura em parceria com o Sesc-Bertioga. No local será montada uma tenda para apresentação de bandas, que embalarão a festa com várias marchinhas de Carnaval, das 20h às 23h.
Bandas Estarão animando a festa, as bandas: ‘Mania de Samba (10/02), que apresentará um repertório de samba raiz, com músicas de Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho; ‘Conversa de Botequim’ (11/02), com marchinhas dos anos 30 e 40, que tanto foram e são cantadas até hoje; e ‘Os Entrudos’ (12/02), que mostrarão um repertório de canções como ‘Abre Alas’, de Chiquinha Gonzaga (1900), ‘Taí’, a canção que lançou Carmem Miranda (1930); ‘O teu cabelo não nega’ (1932), ‘Mamãe eu quero’’ e ‘As Pastorinhas’ (1938).
Nos bairros A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura da cidade também preparou programação especial de Carnaval para os bairros. Na Praia de Boracéia será montada uma tenda de circo, na faixa de areia, para apresentação musical noturna, das 22h a 1h. A partir desse horário, como já virou tradição em Boracéia, haverá o Carna Eletronic, onde DJs se apresentarão tocando música eletrônica até as 04 horas da madrugada. A apresentação artística ficará por conta do Dj Max Seeger.
Trios Em vários pontos de Bertioga haverá trios elétricos puxando blocos. Além do ‘Bisnetos de Cacique’, que abrirá a folia de Momo, dia 08, no Jardim Vicente de Carvalho II, haverá trio elétrico na segunda-feira de Carnaval, no Jardim São Lourenço, das 18h à 0h, puxando o Bloco da Solotéia; na Praia do Indaiá, das 13h às 17h, nos dias 09, 10, 11 e 12; e das 20h à 0h, nos dias 09, 10 e 12; e na Praia da Enseada (centro), do dia 08 ao dia 12, na tenda montada na Praça de Eventos.
Camisetas da Banda da Costa chegam no dia 05
Como já é de praxe, para este Carnaval, as camisetas da Banda da Costa, do Sistema Costa Norte de Comunicação, poderão ser trocadas por 02 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), a partir do dia 05 de fevereiro. Inicialmente, os locais de troca são a sede da rádio Praia FM – 106, 1, localizada na avenida 19 de Maio, 695, salas 05 e 06, e o Krill Supermercados, do Jardim Albatroz, situado na avenida Anchieta, 503, no mesmo bairro. O atendimento ao público será feito durante horário comercial. A expectativa para esta edição do “Carnaval da Solidariedade” da Banda da Costa é arrecadar o total de 10 toneladas de alimentos. Vale lembrar ainda que esta ação tem cunho social. Todos os alimentos arrecadados são entregues a entidades carentes de Bertioga.