Bertioguenses conquistam podium em evento de Crossfit

Costa Norte
Publicado em 05/12/2016, às 15h34 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h41

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Reprodução/Facebook

Marina Aguiar

Burpee, wall ball, dead lift e push press são termos incompreendidos pela maioria das pessoas, mas são movimentos que fazem parte da vida de quem pratica o crossfit, um programa de treinamento de força e condicionamento físico. A modalidade é nova em Bertioga, mas já tem atletas representando a cidade em campeonatos.

Seis moradores da cidade participaram, entre sábado e domingo (3 e 4/12), do Campinas Power Challenge, um torneio de crossfit de tirar o fôlego disputado em trios. Adriano Costa, João Alves e Rafael Carvalho conquistaram o terceiro lugar na categoria iniciante. Adriano contou que a preparação começou um mês e meio antes. "Foi muito rápido. Começamos a treinar juntos, mais pesado e acho que fomos bem. Claro que temos muito a melhorar, mas competimos com gente que treina há anos, isso já é um avanço", comemorou Costa, aluno há oito meses.

No total, foram 13 movimentos diferentes em cinco séries, ou Wod, como é chamado na modalidade. A equipe de Costa, do Centro de Capacitação Física Vagner Riesco (CCFVR) disputou contra 21 equipes de diversas cidades. O primeiro lugar ficou com a equipe TSGO e o segundo, com a equipe Crosspira.

O trio formado por Vagner Riesco, Wagner Souza e Victor Orikawa disputou em uma categoria acima, a Scale, que tem maior carga de peso, e conquistou o oitavo lugar. O treinador do CCFVR, Vagner Riesco, afirmou que muitos alunos competem em outros esportes e, quando alcançaram um bom nível no crossfit veio, naturalmente, a vontade de participar de eventos nesta modalidade.

CCFVR

O Centro de Capacitação Física Vagner Riesco foi fundado há 3 anos quando Riesco foi convidado para aprender sobre crossfit na Argentina. "Eu não pude ir, mas um amigo de Santos foi e começou a dar essas aulas para professores aqui da região. Fiz o curso e trouxe para Bertioga", explicou Riesco.

O profissional de Educação Física só introduziu totalmente o crossfit recentemente. "É uma coisa muita nova, Bertioga está acostumada com a musculação. Aqui não é só treinamento, é uma aula. Por exemplo, o Levantamento de Peso Olímpico (LPO), é muito técnico, não é só levantar o peso, tem toda uma técnica", disse Riesco, que acredita que a modalidade só tende a crescer na cidade.

Imagem acervo site

Adriano Costa, João Alves e Rafael Carvalho ficaram em 3º lugar no Iniciante

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!