Bertioga é sede do 1º Encontro Programa Praia Acessível 2012

Costa Norte
Publicado em 09/03/2012, às 10h35 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h36

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Em continuidade ao Programa Praia Acessível (PPA), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com os municípios, Bertioga sediará, neste domingo (11), o 1º Encontro Programa Praia Acessível 2012, das 10 às 17 horas, na Praia da Enseada, em frente à Casa da Cultura, próximo ao Parque dos Tupiniquins (Centro). Com o objetivo de promover cada vez mais o banho de mar e o esporte adaptado aos cadeirantes, a atividade será promovida por uma equipe de voluntários, organizada pelo campeão sul americano de kayaksurf 2011, Bruno Guazzelli Filho, em parceria com a prefeitura local e o Theracqua - Terapia Aquática. Bruno Guazzelli diz que o evento está ganhando grande repercussão e, possivelmente contará com a presença de autoridades estaduais, além da participação de cadeirantes de diversas regiões do Estado de São Paulo e outras localidades do país. O atleta aproveita os eventos que promove em Bertioga, ligados ao esporte que pratica, para mostrar aos portadores de necessidades especiais que, além da cadeira de rodas anfíbia, também é possível interagir com o ambiente marinho por meio da canoagem. “Pode ser individual ou duplo, com ou sem encosto, de acordo com o déficit apresentado por cada patologia”, esclarece Bruno. Segundo o diretor municipal de Assuntos Náuticos e responsável pelo desenvolvimento do Praia Acessível em Bertioga, José Augusto Coelho Filho, a experiência adquirida desde abril de 2010, mostra que Bertioga adquiriu conhecimento e práticas no bem atender, com mais de mil atendimentos e nenhum acidente registrado. “O 1º Encontro Programa Praia Acessível 2012 nos credencia ainda mais, pois nos empenhamos ao máximo para proporcionar lazer e bem estar aos deficientes e portadores de mobilidade reduzida, oferecendo, a esses, condições de usufruírem da praia e do banho de mar com segurança e dignidade”, disse o diretor. O diretor informou ainda que o Município estará disponibilizando 15 cadeiras anfíbias para o bom desempenho da atividade, ressaltando que o PPA tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes e portadores de deficiências às praias, para o banho de mar assistido. Bertioga somou parcerias para desenvolver o programa no Município, como Rotary e Lions Clube, Sesc, Oscip Boracéia Viva, APAE e Lojas Maçônicas. Praia Acessível

O Programa Praia Acessível é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com os municípios, e visa disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias às cidades litorâneas garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas.

O programa utiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ou ainda com algum tipo de limitação temporária, mas que queiram usufruir do banho de mar. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário. A cadeira possui rodas largas para evitar o afundamento na areia e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!