Oferecendo atendimento direcionado aos portadores de dependências, álcool e drogas, a Secretaria da Saúde de Bertioga disponibiliza tratamentos específicos no Caps (Centro de Atenção Psicossocial).
No local também são realizados atendimentos aos portadores de sintomas ou doenças neuropsiquiátricas e transtornos de comportamento, com o objetivo de identificar e assistir integralmente as suas necessidades.
A coordenadora do Caps, a psiquiatra Ana Rita Santos, detalha que a equipe é composta por 2 psiquiatras, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 enfermeira, 2 auxiliares de enfermagem e outros 2 recepcionistas.
Encaminhamentos
Segundo ela, os portadores de dependências, álcool e drogas, são direcionados ao local por encaminhamentos médicos ou assistentes sociais do município. Inicialmente é feita uma triagem para a devida identificação do grau de dependência.
O procedimento técnico é desenvolvido por profissionais que avaliam a necessidade de encaminhamento para internação em clínica conveniada com a prefeitura para reabilitação ou apenas para tratamento no próprio Caps, realizado por medicação e acompanhamento profissional, além do direcionamento para grupos de auto ajuda que atuam nas dependências do local.
Números
- o Caps foi inaugurado em abril de 2010;
- Há registro de 1820 pacientes cadastrados, com média de 300 novos apontamentos por mês, sendo que deste total 15% dos casos envolve dependentes de álcool e drogas.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: rua Moacir Prado Simões, 462, Jardim Indaiá.
Telefone: (13) 3313-2026.
Comentários