Bertioga também fará parte do ‘Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta’, projeto da Secretaria de Estado de Turismo, que vai reproduzir os caminhos dos jesuítas na região. O detalhamento dos roteiros da cidade foi apresentado em reunião do Contur (Conselho de Turismo), na terça-feira (17). Ao todo, o projeto envolve 13 municípios do Litoral paulista.
O diretor de Assuntos Náuticos, professor José Augusto Coelho Filho, explicou que o anteprojeto de Bertioga conta com 5 roteiros básicos, que poderão sofrer alterações. “O Contur poderá dar sugestões de novos roteiros”, considerou citando Itatinga, Morro da Senhorinha, as capelas e a aldeia indígena Rio Silveira.
Totens
O Governo do Estado vai disponibilizar 4 totens para Bertioga, que serão instalados em pontos estratégicos para identificação do peregrino. Eles ficarão no Forte São João, no Sesc, Indaiá e em Boracéia.
Segundo Augusto, a identificação será feita por meio de um chip eletrônico. O peregrino, ao se cadastrar para a trilha por site específico, receberá um código de barras, que será trocado no local da trilha por um chip. O Governo do Estado também criará promoções para os peregrinos que passaram 12 vezes pelo totem, conforme explicou o diretor.
Cartilha
A prefeitura de Bertioga pretende elaborar uma cartilha com todas as informações sobre o projeto e com toda a estrutura que o andarilho encontrará no caminho.
A previsão é de que todo o projeto esteja concluído até o final deste ano. Antes dos roteiros serem implantados, porém, técnicos da Secretaria Estadual de Turismo irão percorrê-los para verificar a viabilidade.
- Projeto conta com 300 km e envolve 13 municípios (de Peruíbe a Ubatuba)
- Bertioga apresentou 5 roteiros
Com 40 km
Roteiros previstos
1- Forte São João-Casa da Cultura-sambaquis
2- Forte São João-Casa da Cultura-concheiros
3- Forte São João-Casa da Cultura-mangues
4 - Forte São João-Casa da Cultura-trilhas
5 - Forte São João-Casa da Cultura-passeios náuticos
“Esses roteiros contam histórias antropológicas e geológicas”
José Augusto Coelho Filho, diretor de Assuntos Náuticos de Bertioga
Comentários