Belegarde ganha xadrez gigante

Costa Norte
Publicado em 02/09/2011, às 18h10 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h22

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

A comunidade de Bertioga vai ganhar um tabuleiro de xadrez gigante. Para especialistas, o jogo é considerado excelente para o desenvolvimento do raciocínio. A iniciativa é da professora Daysi Camargo, que lecionou durante 18 anos na EE Profº Armando Belegarde e que se aposentou, mas quer deixar um presente para a escola. “O Belegarde conta com mais de 40 anos de vida e eu queria deixar um presente para os alunos”, ela reiterou. A ideia do xadrez gigante, cujas peças foram doadas pelo Sesc-Bertioga, surgiu como forma de estimular os alunos a praticar um esporte que auxilia na concentração e na disciplina. Coincidentemente, na mesma época, o JCN (Jornal Costa Norte) publicou matéria sobre dona Vicentina Silva Iglesias, de 96 anos, moradora em Itanhaém e é craque na modalidade (edição 1135, de 16 a 22/07/2011). Ela já participou de mais de 15 competições e acumula 5 títulos regionais e 3 estaduais do Jori (Jogos Regionais do Idoso). Assim surgiu a oportunidade de convidá-la para o evento.

Inauguração O jogo de inauguração acontece a partir das 10h do próximo sábado (10), no Belegarde, onde o tabuleiro gigante, com mais de 12 m², ficará instalado. Segundo Daysi, o tabuleiro foi uma doação do Campb (Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga). Para o presidente da entidade, José Martins Filho, é uma forma de retribuir a parceria com a escola. “Utilizamos a escola para as aulas do Campb”, comentou Martins, que reforçou a importância do esporte. Já as peças, que medem entre 45cm e 75cm, foram doadas pelo Sesc-Bertioga.

Enxadrista O jogo inaugural de sábado (10) ainda vai contar com a presença de uma enxadrista ilustre da região. Vicentina Silva Iglesias, de 96 anos, de Itanhaém, já garantiu presença e promete desafiar os jogadores de Bertioga. Entretanto, ela afirma: “O gostoso do jogo, é jogar, sem importar com quem vai ganhar.” Dona Vicentina, que completa 97 anos no próximo dia 24, ficará hospedada na Náutica e Pousada Aquazul, outro parceiro da iniciativa, a partir de sexta-feira (09).

Festa Além de Dona Vicentina, a cerimônia que vai marcar a aula inaugural de xadrez gigante deverá contar também com a presença do diretor da escola, Celso Cruz, apresentação da fanfarra do Belegarde e do poeta Lima, artista conhecido em Bertioga. Membros do Sesc-Bertioga também devem ser convidados, além do prefeito Mauro Orlandini (DEM).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!