Por Eliana Cirqueira
Nome ‘Arca do Saber’ foi dado pelos próprios alunos do municípioPara conhecer a vida nos mangues e rios de Bertioga, assim como detalhes sobre a fauna e flora, os alunos do ensino fundamental da cidade contam agora com uma sala de aula bem especial. É o Barco Escola ‘Arca do Saber’, que permite o contato direto das crianças com as riquezas naturais do município. Na manhã dessa quinta-feira (24), a embarcação zarpou pela primeira vez pelo Canal de Bertioga, com os alunos inscritos no curso de férias ‘O manguezal tem água, lama, vida e trama’. O passeio agradou a turma que participou da viagem de inauguração. - “O passeio é bem legal, porque mostra um pouco do manguezal e como diferenciar os tipos de mangues e os caranguejos. Eu fiz o curso de meio ambiente [realizado nas férias de 2012], mas essa é a primeira vez que ando de barco. Então, está melhor do que no ano passado. Gostei bastante”, contou o estudante Rafael, do Colégio Metodista.
Diferente De acordo com a coordenadora do curso, a bióloga Mylene Lyra, são 45 alunos que estão conhecendo o ecossistema do manguezal: plantas, animais e o berçário natural que é o mangue. “Esse é um ambiente aberto, que sofre a influência tanto da Mata Atlântica quanto do mar e do oceano, através das marés. É um curso diferente. Eles estão numa sala de aula onde as paredes dão lugar a essa Mata Atlântica, manguezal e esse rio que a gente está navegando”. A bióloga ainda explicou que o curso é composto de várias atividades ao ar livre e que permitirão aos alunos essa vivência ambiental. Mylene contou que os estudantes já haviam feito na quarta-feira (23), uma caminhada para conhecer área do rio Itaguaré e do manguezal daquela localidade, onde vivem e se reproduzem os caranguejos uça.
Prêmio Para o prefeito Mauro Orlandini (DEM), o Barco Escola foi um “presente” da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para o município. “Bertioga, por ser uma cidade que tem potencialidade de rios e a parte aquática, tivemos esse prêmio do Fehidro. Nós solicitamos ao órgão e recebemos a embarcação, que será muito educativa. Permitirá mostrar às crianças, in loco, como acontece o mangue e a sua importância”, avaliou.
Comentários