Cerca de 2 mil pessoas fecharam o Carnaval em Bertioga, curtindo a Banda da Costa, que arrastou os foliões na terça-feira (08). A pontualidade da equipe de organização quase deixou alguns foliões desavisados para trás. A concentração aconteceu a partir das 17h e a saída do bloco ocorreu às 19h. Por volta das 20h30, a atração ficou por conta do trio carregando a Corte de Momo e a bateria da escola de samba de Santa Cruz dos Navegantes, de Guarujá.
O Carnaval da Solidariedade, idealizado pelo Sistema Costa Norte de Comunicação, com apoio da SABESP, arrecadou 12 toneladas de alimentos, em um levantamento prévio, realizado pela diretoria. Os foliões trocavam a camiseta da Banda por 2 quilos de alimentos não-perecíveis. Os alimentos serão doados para o FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Bertioga.
Carnaval da família
O Carnaval de Bertioga mais uma vez se destacou como o Carnaval da família. Assim como na ‘Banda da Costa’, as demais bandas, como a ‘Num Impurra qué Pió’, que saiu no sábado (05), e a ‘Bisnetos do Cacique’, que saiu no domingo (06), atraíram foliões comprometidos somente com a alegria. Famílias inteiras se divertiram durante os 5 dias de folia, sem nenhum registro de ocorrências de brigas ou confusões. “Vemos crianças e idosos participando, isso é muito bom, pois demonstra organização”, afirmou o diretor de Turismo da prefeitura de Bertioga, Flávio Lessa.
Carnaval de rua
Completando o divertimento no chamado Carnaval de rua, ainda se apresentaram o ‘Bloco do Barbosa’, de São Luiz do Paraitinga, na segunda-feira (07). A história do motorista da ‘Banda Kabereka’, o famoso Barbosa, acabou virando música e bloco de Carnaval. Os foliões cantaram o refrão: “Barbosa, essa curva é perigosa”, durante todo o percurso até a praia da Enseada.
Carnaval Pé na Areia
A prefeitura de Bertioga desenvolveu o Carnaval Pé na Areia. Durante 4 dias de folia, o público curtiu o carnaval na praia da Enseada. O palco recebeu as bandas ‘Maria Elétrica’ e ‘Banana Elétrica’. De acordo com a estimativa da PM (Polícia Militar) cerca de 4 mil pessoas acompanharam as apresentações do Carnaval Pé na Areia, em cada dia de folia. Boracéia e Guaratuba também receberam trios elétricos para animar a noite de Carnaval dos foliões que estavam na praia.
Sesc
No Sesc-Bertioga a programação foi voltada aos amantes das marchinhas de Carnaval. Em uma tenda montada na praça da Primavera, no bairro Jardim Rio da Praia, o público formado, na maioria por crianças, curtiu a matinê, que seguiu até às 21h.
O gerente do Sesc, Marcos Laurenti, disse que a ideia é desenvolver atividades para a comunidade. “O Carnaval foi uma forma de iniciar esse novo projeto cultural”.
Limpeza e Segurança
Nos cinco dias de Carnaval, a prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo e da Diretoria de Trânsito, manteve equipes de limpeza na Avenida Anchieta. Logo após a passagem dos foliões a via era limpa e liberada para o trânsito. Equipes da Secretaria de Saúde distribuíram preservativos durante o período de folia e ambulâncias foram mantidas no local para emergências.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o lixo coletado entre os dias 4 e 9 aumentou em 150%.
Segurança
O período de Carnaval transcorreu dentro da normalidade, em Bertioga, de acordo com as polícias Civil e Militar, além da GCM (Guarda Civil Municipal). O delegado Maurício Barbosa Júnior, garantiu que foi um período muito tranquilo. “Não tivemos nem mesmo registro de roubo”, comentou.
O comandante da 3ª Cia do 21º BPM-I, coronel Renato Fincatti, também confirmou a normalidade do período. “Não houve registro na PM e nem mesmo na delegacia”, comentou. No período do dia 4 a 9 não foi registrado nenhum roubo, somente 3 furtos.
A maioria das ocorrências atendidas pela GCM foi relacionada a problemas com o trânsito e barulho, como em veículos estacionados na orla. O comandante da Guarda, Giovani Amaral fez coro aos demais: “Fizemos um reforço no efetivo e garantimos tranquilidade”.
Comentários