Olá amigos leitores! Quero falar sobre o bambu, essa planta maravilhosa que faz parte da minha vida diária ao longo de quase duas décadas. Há muito que dizer sobre esta espécie vegetal maravilhosa. A cada semana poderei passar um pouco da minha experiência e buscarei sempre novidades onde também poderei responder a eventuais dúvidas dos leitores. Tenho certeza que este assunto despertará interesse da comunidade como um todo, além de mostrar práticas de consumo sustentável e ainda apresentar variadas possibilidades de renda.
Da família das gramíneas, o bambu é um fenômeno com mais de 4 mil utilidades distintas catalogadas no mundo. Eu mesmo já criei e produzi mais de mil itens, desde acessórios, peças de decoração e paisagismo, mobiliários, além de cercas, forros e até mesmo construções como quiosques e chalés. Atualmente, me dedico à criação e produção de revestimentos para paredes, móveis e forros. Nosso grande foco é a exportação.
Existem os bambus chamados lenhosos e os herbáceos. Para trabalhos manuais diversos utilizamos, em especial, os lenhosos. Há aproximadamente 1,3 mil espécies no mundo. Só no Brasil temos mais de 500, entre nativas e exóticas.
Países como a China e Colômbia enxergam futuro no uso do bambu. Seus governos agem, dão suporte, estimulam. As Nações Unidas fornecem recursos para projetos que envolvem o desenvolvimento de tecnologias e programas com bambu. Estados Unidos, Canadá e Alemanha são países que não possuem bambus nativos ou climas adequados para o cultivo, mas insistem no uso desta planta. Existem associações e sociedades em muitos países, porém, no Brasil, poucos conhecem os inúmeros benefícios dessa matéria prima.
Bertioga poderá ser sede do Pólo Nacional do Bambu. Tenho um grande projeto para a cidade. Estou a alguns anos trabalhando com amigos e parceiros para criar um grande centro de referência em estudos e trabalhos com o material. Falarei mais a respeito numa outra oportunidade.
Espero que esta iniciativa permeie todas as camadas da sociedade pela participação ativa da comunidade, de iniciativas privadas, Ongs e do poder público de Bertioga, formando uma corrente de sustentabilidade na região.
Para os que conhecem “O Bambu é a Madeira do Futuro”.
por J. Nunes
Empresário e designer
Contatos: www.bambus.com.br e www.bamburevest.com.br
Comentários