Atividades do Outubro Rosa atraíram mais de 100 mulheres

Costa Norte
Publicado em 31/10/2014, às 14h14 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h26

FacebookTwitterWhatsApp

Durante a celebração do Outubro Rosa, dia 24 passado, mais de 100 mulheres vestiram-se de rosa para participar das atividades promovidas no Quiosque 4, na praia da Enseada, em ação conjunta da Secretaria de Saúde do município e a ONG Amigas do Peito. O objetivo da campanha mundial, realizada anualmente, é informar e sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame e dos cuidados para a prevenção do câncer de mama. As atividades tiveram início com a Caminhada do Bem, pela orla da praia. Em seguida, além dos esclarecimentos sobre prevenção, durante toda a manhã, a festa contou com farta distribuição de frutas, sorteios de brindes, entre eles bicicletas, música comandada pelo cantor Rominho e apresentação de capoeira da Associação Capoendende, com o mestre Kaluga.

A ação foi prestigiada pelo prefeito Mauro Orlandini e pelo secretário de Saúde Manoel Prieto Alvarez e contou, também, com representantes da equipe de radiação do Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos. "Parece simples, mas muitas mulheres não sabem mesmo nem como se faz o autoexame, sua importância e periodicidade", ressaltou o secretário e alertou para a necessidade da prevenção.

O prefeito parabenizou a organização do evento e, sobre a doença, disse: “Sabemos da gravidade dessa doença, e é preciso que as mulheres deem mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer.”

Internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, o movimento é uma ação mundial, que já existe há quase 30 anos, e é importante porque tem como foco o diagnóstico precoce do câncer de mama e prevenção - o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres e o segundo em todo o mundo.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção de câncer de mama.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!