Por Ana Cláudia Gomes
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Bertioga realizou o 1º Fórum de Segurança Pública, com o objetivo de discutir sobre o armamento da corporação. O evento aconteceu na última sexta-feira (27), no Espaço Cidadão-Centro e contou com a presença de comandantes das GCMs de Osasco e de Praia Grande, que contaram sobre a experiência de armar os guardas naqueles municípios.
Osasco Em Osasco, conforme explicou o comandante Gilson Menezes, desde sua concepção, a corporação já conta com o uso de arma de fogo, além de espargidor e gás de pimenta. “Isso reflete em segurança para o guarda e consequentemente para a comunidade,” considerou. Ele ainda reforçou a importância do treinamento de seus guardas, o que garante nenhum incidente com as armas.
Praia Grande Já no município de Praia Grande, o armamento da GCM foi implantado em 2006, com total aceitação da comunidade. “Desde a implantação, já fizemos quase 600 prisões, sem nenhum disparo de arma de fogo”, revelou o comandante da corporação, Marco Alves dos Santos. Para ele, isso demonstra que o treinamento dos guardas garante bom resultado.
Segurança O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da cidade de São Paulo, Armando de Mattos explicou que o processo para armar as Guardas Civis pode ser feita por meio de ordens judiciais. “Deve ser feito também um convênio com a Polícia Federal, em cidades onde existam Ouvidoria e Corregedoria, além do treinamento”, detalhou. Com essas medidas, segundo Mattos, os guardas terão condições de manter a segurança de próprios municipais e do cidadão.
Esclarecimento “O objetivo do evento é esclarecer a população sobre a importância do armamento da guarda”, justificou o inspetor da GCM de Bertioga, Nelson Menezes, um dos responsáveis pela realização do 1º Fórum de Segurança. Ele também afirmou que os GCMs da cidade já realizaram cursos de qualificação em diversos municípios.
Reivindicação O comandante da Guarda de Bertioga, Giovani Amaral, disse que o armamento é uma reivindicação da corporação. “Estamos apresentando a proposta para o prefeito e vereadores. Armar a Guarda significa mais proteção para a sociedade”, justificou.
Comentários