Alunos de Boraceia inauguram Arca do Saber

Costa Norte
Publicado em 10/05/2013, às 20h42 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h00

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Antonio Pereira

Durante a aula-passeio, programa Rota do Sol, da TV Tribuna, foi gravado

Em clima de safári ecológico, 30 alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Boraceia, acompanhados por professores e representantes das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, da prefeitura de Bertioga, fizeram, na manhã de sexta-feira (10), o primeiro passeio tripulado do barco-escola Arca do Saber. No passeio pelo Canal de Bertioga, os estudantes conferiram de perto como vivem os seres vivos que habitam o rio Itapanhaú e o manguezal bertioguense. Vencedora do concurso que deu o nome à embarcação, a aluna Alice Santos Prado, 10 anos, gostou da aventura, principalmente das tainhas. “Foi muito legal, deu pra ver os peixes pulando, as tartarugas pondo a cabeça pra fora da água, enfim, adorei”, resumiu. Outro aluno que se divertiu à beça foi Riquelme de Araújo Andrade. “É a terceira vez que ando de barco, e vou lembrar de hoje pra sempre”. O roteiro começou com uma breve visita ao Forte São João, onde, por meio de artefatos, registros e quadros, os alunos conheceram a importância da fortaleza para a proteção das vilas de Santos e São Vicente no período do Brasil colonial. Na sequência, já a bordo da Arca do Saber, os alunos, monitorados por estagiários da Secretaria de Meio Ambiente, seguiram rumo ao mangue, local onde as aulas de Biologia ganharam vida, perante a vegetação, basicamente composta por avicennias e lagunclareas, e animais como crustáceos, moluscos e aves.

Vida marinha “É muito importante os alunos fazerem esse passeio, porque o mangue representa o berço da vida marinha. Esse local representa vida; é aqui que os animais têm a tranquilidade que buscam para deixar seus ovos”, explica a secretária de Meio Ambiente do município Marisa Roitman, contente com a aceitação do projeto. Participante do passeio, o diretor de Educação Raul Lobo partilha a opinião da secretária, e ressalta a importância da aula prática e do ambiente extraclasse para alunos de Bertioga e de outros municípios. “É muito interessante esse tipo de atividade, porque insere o aluno na realidade. Já temos um cronograma para atender os alunos de Bertioga, tanto no barco-escola, quanto no projeto eco-caiaque. Nosso planejamento, agora, é trazer alunos de outras cidades para também participarem desses projetos”, explica. No final da expedição, os alunos entregaram mudas de plantas típicas das regiões de mangue aos monitores que, por sua vez, encarregaram-se de plantá-las no viveiro municipal, que fica na Vila Itapanhaú.

Próxima saída Os próximos alunos a embarcarem no barco-escola são do 5º ano A da Emeif Rio da Granja, às 9 horas da próxima terça-feira (14).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!