2ª etapa de reurbanização da orla no trecho do Canal é iniciada

Costa Norte
Publicado em 01/09/2012, às 06h01 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h47

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O centro de Bertioga, entre o Forte São João e o atracadouro das balsas, em frente ao Canal, vai ganhar novo visual. Trata-se da 2ª etapa da reurbanização da Praia da Enseada, projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake, que teve início semana passada. A obra está sendo desenvolvida na avenida Vicente de Carvalho, no trecho entre a av. Anchieta e a rua Dr. Júlio Prestes. No local, equipes trabalham na demolição das calçadas em frente aos estabelecimentos comerciais e nos canteiros centrais, onde serão ampliadas as calçadas e construído uma espécie de boulevard.

Estacionamento para veículos será diferenciado nesse trecho da av. Thomé de Souza

Duas etapas De acordo com o diretor de Planejamento da cidade, o engenheiro Ricardo José Lerch, nesse primeiro momento serão feitos estacionamento central e a recuperação do muro de contenção do Canal. Também será refeita toda a parte de drenagem, pavimentação e paisagismo. A obra está sendo realizada em duas etapas. Além do trecho do Canal está sendo trabalhada a colocação de guias e sarjetas na av. Thomé de Souza – trecho entre o Forte São João e a Pista de Skate João Ferreira Mathias dos Santos, que, em breve, será pavimentada.

2ª etapa Nessa 2ª etapa estão sendo investidos pouco mais de R$ 4,7 milhões, provenientes do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) de 2010. A prefeitura estima concluir a obra até dezembro.

3ª etapa Também já foi iniciada, segundo a prefeitura, a 3ª etapa da reurbanização da orla, orçada em R$ 5,31 milhões (Dade 2011), que compreende o trecho entre a rua Francisco Pinto, altura da Pista de Skate João até a altura da av. 19 de Maio.

1ª etapa Ao todo, mais 1.200m serão adicionados ao projeto de reurbanização e somados a 1ª etapa, inaugurada em julho passado, totalizando 2.400m de um novo conceito de urbanismo. A orla do município compreende 33 km, ao todo.

Novidade A obra seguira os moldes da 1ª etapa. A novidade é que será construída uma calçada externa, ao lado da ciclovia, ampliando as opções para os pedestres, que também poderão se utilizar do calçadão com piso sinuoso no centro do jardim e outro margeando a faixa de areia, todos com piso vulcânico, padronizados no projeto.

Estacionamento O estacionamento para veículos também será diferenciado nesse trecho da av. Thomé de Souza, pois ao invés de 45 graus, como estabelecido entre o Forte e a Pista de Skate, será paralelo à calçada. Porém, aproveitando as obras no local, a via passará por um processo de demolição e reconstrução da pavimentação.

Conclusão De acordo com o cronograma, elaborado pela Secretaria Municipal de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, os serviços de reurbanização da 3ª etapa serão realizados em etapas pré-definidas, e o prazo previsto para conclusão da obra é de 10 meses.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!