Por Ana Cláudia Gomes
Glauco Rangel foi o vencedor da 44ª Maratona de Natação 14 Bis, que aconteceu sábado passado (05), entre os municípios de Guarujá e Bertioga. Ele completou os 23 km com o tempo de 4h30min, um recorde na história da prova. Em edições anteriores a prova ultrapassou 7h. Segundo Rangel, essa foi a melhor prova que ele realizou, nos 10 anos em que participa da Maratona 14 Bis, e a 7ª vitória. “A maré estava a favor e quase não tinha vento”, justificou o atleta. Em 2ª lugar ficou Raul Porto, com o tempo de 4he37min. “Foi um recorde absoluto em todas as provas da 14 Bis”, comentou.
De Bertioga Dois bertioguenses também disputaram a competição. Leandro Pereira (Academia Power Center), que fez a prova pela 4ª vez, teve o tempo de 6h27min, ficou em 5º lugar na categoria A (14-19 anos) e em 50º na classificação geral. Já Magnun Dias (Condomínio Morada da Praia, Power Center, Davi Vidros e Motomania), que participou pela 1º vez, completou o percurso em 6h42min, ficou em 10º lugar em sua categoria (32 anos) e em 64º na geral.
Participantes Cerca de 150 atletas se inscreveram para a prova, que é organizada pela Base Aérea de Santos, em parceria com o 17º Grupamento de Bombeiros, Praticagem de Santos e as prefeituras de Guarujá e Bertioga. Vale ressaltar que cada atleta contou com uma equipe de apoio para acompanhamento com pequenas embarcações, entretanto, não é permitido que os atletas recebam ajuda para completar o trajeto.
História O comandante da Base Aérea de Santos, Major Alexandre Januzzi explicou a história da Maratona de Natação 14Bis, que conta com mais de 40 anos de realização. Segundo ele, os idealizadores acreditaram que a travessia entre os 2 municípios poderia ser feita pelo Canal de Bertioga, levando-se em conta as marés. “Não existe uma hora certa para a largada, que é feita de acordo com a maré. Na metade da prova, a maré está baixando, o que também favorece os nadadores. Mas, ainda assim, é uma prova de resistência”.
Comentários