PODER

Toninho Colucci entra na briga para transformar navio em local de mergulho em Ilhabela (SP)

Prefeito concedeu entrevista ao programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral desta segunda-feira, 9. Retomada econômica também foi abordada

Da redação
Publicado em 10/08/2021, às 11h15 - Atualizado às 11h36

FacebookTwitterWhatsApp
Navio pertencia à USP e está atracado no Porto de Santos desde 2008 - Reprodução/ TV Cultura Litoral
Navio pertencia à USP e está atracado no Porto de Santos desde 2008 - Reprodução/ TV Cultura Litoral

Entusiasta favorável à utilização do Navio Oceanógrafo Professor Wladimir Besnard como local de mergulho em Ilhabela, no litoral norte paulista, o prefeito Toninho Colucci (PL) foi o convidado do programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral desta segunda-feira, 9. Ele voltou a externar o desejo da prefeitura em possuir o navio, que chegou a ser doado à prefeitura de Ilhabela em 2016, mas que três anos depois foi repassado ao Instituto do Mar – Imar.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/LITORALNORTEINFOsE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O navio, que pertencia à USP, está atracado no Porto de Santos desde 2008, quando foi trazido após pegar fogo na região da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). Entre idas e vindas até o governo do Uruguai teve a posse para restaurá-lo, mas abriu mão após minuciosa vistoria.

https://www.youtube.com/watch?v=tMD7yW_mWpA

“Foi uma luta enorme conquistar o navio para Ilhabela. Nós chegamos a iniciar licenciamento para afundar ele em um polígono criado com autorização da Cetesb e do Ibama. Depois disso, numa gestão que sucedeu a minha, o navio acabou sendo doado ao Imar e continua até hoje no porto”, disse Colucci em resposta ao telespectador Jackson Hoeflen, morador do arquipélago.

Fabricado no estaleiro A/S Mjellem Karlsen, em Bergen, na Noruega, o navio chegou ao Brasil em 1967. Durante os primeiros 23 anos a embarcação navegou sem interrupções por centenas de viagens científicas. Somente para a Antártica foram seis expedições.

Retomada econômica

O prefeito também comentou a retomada da economia alavancada pela 26ª edição do Festival do Camarão, que acontece entre os dias 6 e 31 deste mês, mas que dessa vez será apenas em restaurantes parceiros. A prefeitura optou por não instalar um espaço próprio em razão da pandemia da covid-19.

“São diversos chefs de cozinha que fazem pratos diferenciados. É um momento de vir para Ilhabela em um dia de sol e desfrutar da nossa Ilha com uma vida mais tranquila, boa gastronomia e hotéis a um preço mais acessível. Normalmente a gente faz de forma mista em um local da prefeitura e também nos restaurantes, mas dessa vez será somente nos restaurantes”

A cidade tem a menor taxa de mortalidade por covid-19 no Brasil e já iniciou o fechamento dos leitos específicos para o tratamento da doença, inclusive retomando as cirurgias eletivas. A vacinação atinge pessoas com 26 anos ou mais.   

Café da Manhã

O programa Café da Manhã acontece ao vivo, de segunda a sexta, das 9 às 10 h, na TV Cultura Litoral, canal 48.1 UHF DIGITAL e 522 da CLARO NET HD para toda Baixada Santista e Litoral Norte; e pela rádio Praia FM 106,1.

📲 Acompanhe também pelo https://bit.ly/sistemacostanorteFacebook e https://bit.ly/tvcafedamanha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!