POLÊMICA

Prefeito de Cubatão e Instituto Badra divergem sobre pesquisa com 59,7% de reprovação

Empresa rebateu Adermário Oliveira (PSDB), que contestou os números em entrevista ao vivo ao programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral

Da redação
Publicado em 04/08/2021, às 12h12 - Atualizado em 10/08/2021, às 09h44

FacebookTwitterWhatsApp
Pesquisa foi divulgada três dias antes do programa - Reprodução/ TV Cultura Litoral
Pesquisa foi divulgada três dias antes do programa - Reprodução/ TV Cultura Litoral

O Instituto Badra responsável pela realização de pesquisa de aprovação dos prefeitos da região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, rebateu as recentes declarações do prefeito de Cubatão Ademário Oliveira (PSDB), que contestou os números e fez insinuações a respeito da idoneidade do instituto, em entrevista ao vivo ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, na segunda-feira, 2.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/LITORALNORTEINFOsE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A pesquisa foi divulgada três dias antes do programa e o prefeito Ademário foi avaliado como o de maior reprovação em toda a Baixada conforme 59,7% dos entrevistados (1.060 pessoas). Apesar disso o gestor público apresentou um cálculo diferente, que soma a avaliação de regular à de ótimo e bom, para afirmar que os números foram mal interpretados.

O diretor-presidente da Badra Maurício Juvenal, por sua vez, lamentou a postura do prefeito e esclareceu a metodologia empregada pela empresa. Segundo ele, Ademário tentou confundir o público durante o programa ao somar o percentual de regular ao de ótimo e bom, o que não é praxe em pesquisas como essa.

“A Badra Comunicação, a exemplo da grande maioria dos institutos, metodologicamente trabalha com a soma de ótimo e bom (17,9%) e com a soma de ruim e péssimo (47,2%), deixando o regular no lugar que é reservado a ele, ou seja, não é nem ótimo e bom e nem ruim e péssimo”, disse

O porta-voz informou ainda que “O prefeito, afeito a charadinhas, decidiu que regular não é regular, que regular é igual a ótimo e bom” e que “essa estratégia abre entendimento para que o regular possa ser somado a ruim e péssimo, o que daria uma reprovação ainda maior, pela lógica dele mesmo, ou seja, 79,7%”, complementou.

O assunto ganhou repercussão após entrevista do prefeito ao programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral, onde Ademário criticou a divulgação da pesquisa e colocou em xeque a idoneidade da empresa realizadora. O prefeito chegou a insinuar que se fosse necessário, iria dizer os motivos da pesquisa ter sido feita, mas não o fez.

A prefeitura foi contactada pela reportagem do Portal Costa Norte após a manifestação da Badra e manteve a mesma narrativa do prefeito.

Café da Manhã

O programa Café da Manhã acontece ao vivo, de segunda a sexta, das 9 às 10 h, na TV Cultura Litoral, canal 48.1 UHF DIGITAL e 522 da CLARO NET HD para toda Baixada Santista e Litoral Norte; e pela rádio Praia FM 106,1.

📲 Acompanhe também pelo Facebook.com/sistemacostanorte e https://bit.ly/tvcafedamanha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!