Deputado federal fez a diferença na vida da atleta Amanda Sayuri, que se classificou para os Jogos Pan-Americanos, mas não possuía verba para comprar as passagens
O deputado federal, Kim Kataguiri, fez a diferença na vida da atleta Amanda Sayuri, que se classificou para os Jogos Pan-Americanos através do caratê, mas não possuía verba para comprar as passagens.
Kim Kataguiri esteve presente no Programa Café da Manhã, transmitido pela TV Cultura Litoral, nesta sexta-feira (29), e soube da batalha da atleta de Bertioga (SP).
➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree
Amanda criou uma 'vakinha online', com a finalidade de arrecadar o dinheiro das passagens aéreas para o México, onde serão realizados os Jogos Pan-Americanos, no mês de agosto.
Após conhecer a história de Amanda, que foi citada ainda no início do programa, pelo apresentador Beto Zaidan, Kataguiri assumiu a missão de doar o valor que faltava para a vaquinha da carateca.
“Eu me comprometo a dar o valor restante da vakinha para que ela possa ir, é um orgulho pra comunidade”, declarou o deputado federal.
No mesmo instante da declaração do jovem político, anunciada ao vivo, a produção do programa Café da Manhã entrou em contato com o Sensei Ticiano Lacerda, responsável por ajudar a atleta na arrecadação.
“Foi uma surpresa, estava no dia a dia e recebemos essa notícia com muita felicidade e gratidão. Batalhamos muito para fazer a atleta chegar ao patamar que ela está. A dificuldade é grande. Nossa luta maior não é no tatame”, comentou o professor de caratê.
O Programa Café da Manhã desta quinta-feira (28), contou com a presença da atleta Amanda Sayuri e do Sensei Ticiano Lacerda, onde explicaram a batalha pela classificação da jovem na Seleção Brasileira de Karatê.
No programa, os entrevistados revelaram que tinham até a próxima segunda-feira (1) para arrecadar o valor total, sendo que ainda na quinta-feira (28), não haviam atingido nem 50% da quantia necessária.
O deputado federal é atual candidato à reeleição pelo mesmo cargo e revelou, em entrevista exclusiva ao Portal Costa Norte e TV Cultura Litoral, o descontentamento com a desvalorização do atleta brasileiro.
“Na minha avaliação é um absurdo um atleta desse porte no Brasil não ter o mínimo de assistência. Num valor que pro poder público é risório. A gente gasta muito mais com coisas supérfluas”, desabafou.
Kim ainda revelou que o esporte está interligado com a sua principal bandeira nas próximas eleições: a educação.
“Mais pessoas deveriam praticar esportes, isso está integrado com a educação, que é minha principal bandeira neste ano. Faço questão de ajudar, por que isso precisa ser incentivado”.
A atleta de caratê, Amanda Sayuri Orikava, moradora da cidade de Bertioga, se classificou para os Jogos Pan-Americanos, que é seu grande sonho. Porém, ela e o Sensei Ticiano Lacerda estavam correndo contra o tempo para arrecadar a quantia da passagem.
A Confederação Brasileira de Karatê (CBK), fornece hospedagem aos atletas da Seleção Brasileira, porém, a passagem e alimentação ficam por conta dos competidores. A dificuldade se elevava cada vez mais, uma vez que os Jogos Pan-Americanos ocorrem entre os dias 22 e 28 de agosto deste ano, no México.
Amanda Sayuri e o Sensei Ticiano Larceda estiveram presentes no Programa Café da Manhã, transmitido pela TV Cultura Litoral, nesta quinta-feira (28), no qual contaram detalhes da ação de arrecadação da verba.
“O sonho de um mundo ideal é o atleta só se preocupar em treinar”, comentou Ticiano, durante o programa ao vivo.
A atleta e o técnico estavam arrecadando o valor para que ambos possam ir juntos ao México, porém, a quantia para a passagem da atleta ainda não havia sido alcançada.
“A posição do técnico é essencial. A gente senta do lado do koto, a poucos metros do atleta, dando dicas que podem virar a luta. Já aconteceu várias vezes. A CBK monta uma comissão técnica, mas são técnicos que talvez não a conheçam quanto eu conheço”, desabafou o professor da jovem.
Hoje, com a ajuda do deputado federal Kim Kataguiri, o sensei e a atleta conquistaram a passagem e a garantia de que irão representar Bertioga, o litoral de São Paulo e o Brasil nos Jogos Pan-Americanos.
Comentários