TELESSAÚDE

Câmara aprova projeto que regulamenta telemedicina: “irá desafogar o SUS"

Projeto de Lei, de autoria de Adriana Ventura (NOVO), deputada federal, foi aprovado nesta quarta-feira, 27, na Câmara. Texto segue para o Senado

Da redação
Publicado em 29/04/2022, às 10h17 - Atualizado às 10h53

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Câmara aprova projeto que regulamenta telemedicina: “irá desafogar o SUS"

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 27, o Projeto de Lei nº 1998/2020 que autoriza e define um conceito para a prática da telessaúde, abrangendo todas as profissões regulamentadas da área da saúde. O texto segue para o Senado.

O substitutivo do relator, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), ampliou o texto original, que era restrito aos médicos, e incorporou trechos de uma emenda do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) para especificar que o paciente terá a garantia do atendimento presencial sempre que solicitar.

O projeto define como telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação e que envolva, entre outros aspectos, a transmissão segura de dados e de informações pode meio de textos, sons, imagens, entre outras formas.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 29, ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, a deputada federal autora do projeto, Adriana Ventura (NOVO), comentou a respeito da importância da telemedicina para desafogar o sistema de saúde pública.

“Quando falamos de telemedicina não estamos falando de coisa de rico, de hospital privado. Na minha visão é a única opção que pode realmente viabilizar o SUS”, explicou a deputada.

Adriana Ventura também destaca “um dos pontos mais fracos” do Sistema de Único de Saúde, que é a longa fila de espera. “As pessoas ficam anos esperando para serem atendidos. Isso é uma vergonha e um desrespeito. A telemedicina iria desafogar isso”, complementou a deputada.

Ventura afirma que a telessaúde já está sendo implementada no SUS. “Já tem telemedicina no sistema público de saúde, existem muitos exemplos de sucesso. Tem estados que utilizam a telemedicina no SUS há muitos anos. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são alguns exemplos”.

Por fim a deputada relembra que a telemedicina já foi implementada também no estado de São Paulo, mais um ponto a favor da efetividade da modalidade. “Algumas comunidades, hospitais de periferia, têm muito atendimento por telemedicina”, comentou Adriana.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!