TUDO SOBRE AMAMENTAÇÃO

Benefícios da amamentação; especialista esclarece dúvidas

Pode amamentar com covid? Qual o risco da 'pega' na posição errada? Confira estas e outras respostas

Amanda Oliver
Publicado em 09/08/2022, às 13h46 - Atualizado às 15h33

FacebookTwitterWhatsApp
Pega correto para amamentação - Reprodução
Pega correto para amamentação - Reprodução

A amamentação materna possui uma importância ímpar na saúde e desenvolvimento da criança, com impactos positivos no organismo da mãe. Muitas dúvidas cercam o mundo das gestantes de primeira viagem e, para ajudá-las, a TV Cultura Litoral trouxe uma matéria exclusiva sobre o 'Agosto Dourado'.

Agosto Dourado: A Origem

A campanha 'Agosto Dourado' foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Especialista ensina

O Programa Café da Manhã, transmitido pela TV Cultura Litoral nesta terça-feira (9), trouxe a especialista, pós-graduada em Saúde da Família e Obstetrícia e coordenadora municipal da saúde da Mulher em Bertioga, Ana Cristina Theodoro, para falar sobre o 'Agosto Dourado'.

Ainda no início da programação ao vivo, a especialista comentou sobre a importância do aleitamento materno constante, nos primeiros seis meses após o nascimento da criança.

“É tudo natural e importante. O leite tem todas as gorduras e proteínas necessárias para a criança, serve como vacina natural”, revelou Ana.

Entre os benefícios do leite materno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca:

Evita mortes infantis;

Evita diarréia;

Evita infecção respiratória;

Diminui o risco de alergias;

Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes;

Reduz a chance de obesidade;

Melhor nutrição;

Efeito positivo na inteligência;

Melhor desenvolvimento da cavidade bucal.

Ana Theodoro ressalta ainda que há a necessidade da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses da criança, ou seja, somente o leite materno, sem nenhum outro tipo de alimento ou liquido.

“É essencial que nos primeiros seis meses seja somente com amamentação exclusiva”.

A ausência do hábito de amamentar logo no inicio da vida da criança pode ocasionar graves problemas no desenvolvimento físico e imunológico.

Porém, nem só os bebês saem ‘ganhando’ com a amamentação. Durante a amamentação exclusiva, o corpo feminino desenvolve uma espécie de anticoncepcional natural, além de evitar o câncer de mama e de ovário.

Dados da OMS e da Unicef revelam que cerca de seis milhões de vidas são salvas todos os anos por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança.

No Brasil, conforme levantamentos da OMS, apenas 39% dos bebês são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida. 

Tipos de amamentação

O aleitamento materno pode parecer de inicio um assunto simples, porém, necessita de atenção e disseminação entre as mães e famílias, pois particularidades da saúde da criança podem alterar a forma em que a amamentação ocorre.

Confira todos os tipos de aleitamento e suas variantes:

A especialista ressalta que, antes de introduzir a alimentação sólida na rotina da criança, após os seis meses de aleitamento exclusivo, é necessário consultar um médico pediatra.

Posição para amamentação e cuidados necessários

Algumas mães de primeira viagem podem ficar ‘perdidas’ quanto a melhor posição para alimentar o filho, e sequer sabem que há procedimentos necessários antes e depois do ato de amamentar.

A higienização do bico do seio é indispensável após a amamentação, com água e sabão, pois evita a proliferação de fungos que ocasionam a candidíase.

Outro fator necessário é massagear aos arredores da mama, para evitar o empedramento e a mastite, que ocasionam fortes dores.

A ‘pega’ é outro fator necessário, e nada mais é que a posição da boca do bebê em encaixe com o seio da mãe.

Pega correto para amamentação (Reprodução)

Ana ressalta que a boca da criança não deve se limitar ao bico, sendo necessária uma abertura ampla e fechada, sem abertura para entrada de ar. Caso o movimento da boca do bebê esteja fazendo barulho, pode indicar que a ‘pega’ está errada. A entrada de ar provoca refluxo e excesso de gases.

Dicas de como desengasgar uma criança (Reprodução)

Em casos de refluxo intenso, a ponto de desencadear o engasgue, é necessário manter a calma e realizar a manobra de Heimlich.

Covid-19 e varíola dos macacos

Com novas doenças, novas preocupações surgem. A amamentação, é um contato extremamente íntimo entre mãe e filho, e doenças pouco conhecidas criam novos medos.

A especialista revela que a única doença que impede o aleitamento materno, de fato, é o vírus do HIV. Porém, sempre se faz necessária a consulta médica com pediatras e ginecologistas.

Em casos de covid-19, as mães devem higienizar as mãos, utilizar máscara e evitar respirar muito próxima ao rosto da criança.

Já em situações que envolvam a nova varíola dos macacos, a mãe deve se atentar às erupções, que não podem entrar em contato com a pele da criança. Caso os mamilos estejam comprometidos pelas lesões, será necessário interditar a amamentação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!