Economia

Major Olímpio comenta a desoneração da folha

"Se a gente voltar a cobrar mais tributação do setor privado, mais de 1,2 milhão de pessoas vão perder os seus empregos", diz o senador

Matheus Alves
Publicado em 17/07/2020, às 10h08 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h15

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Durante entrevista concedida nesta quinta-feira, 16, ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, o senador Major Olímpio, líder do PSL no Senado, comentou sobre a desoneração da folha de pagamento, e o seu efeito no setor privado.

Olímpio afirmou: "Então o que acontece, 17 áreas econômicas diminuíram 7,5% o custo total do faturamento de seus gastos com encargos de funcionários. Isso fez com que essas atividades se mantivessem vivas por esses últimos dois anos. Agora na medida 936, nós estendemos que permaneça desonerada a folha de pagamento, ou seja, continue fazendo as contribuições alternativas, e portanto 7,5% menor nessas 17 áreas".

O senador continua: "Porém, essas áreas representam uma massa imensa de trabalhadores no Brasil. São 6,5 milhões de trabalhadores. Então você pega lá, desde a indústria de calçados, a indústria de tecnologia da informação e comunicação, você pega o transporte metroviário e ferroviário, a fabricação de automóveis etc. Então você tem as áreas que mais geram empregos no Brasil. Qual é a lógica, nós estamos na pandemia e vamos sair dos efeitos dela praticamente no final do ano. Então a gente voltar a cobrar mais tributação dessas 17 áreas a partir de primeiro de janeiro de 2021, nós vamos matar milhares dessas empresas e vamos gerar, pelo menos diretamente, 1,2 milhão de pessoas desempregadas, isso já de imediato. 20% do setor já roda na hora".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!