A empresa de Alarmes Verisure tem provocado a insatisfação de muitos clientes. Uma moradora de Bertioga tem enfrentado transtornos diversos por ter contratado a empresa. Cobranças indevidas, dificuldade no cancelamento e multas abusivas pela quebra contratual são alguns dos problemas relatados pela cliente.

Adriana Rodrigues contou ao Sistema Costa Norte que contratou a empresa Verisure após um assalto a sua residência e que, após quatro meses, percebeu que o sistema não atenderia às suas necessidades. Por isso, entrou em contato com a central de atendimento e solicitou o cancelamento do serviço, no entanto, foi nesta ocasião que começaram seus problemas. “Neste momento tive ciência do problema que tinha trazido para minha vida, porque fui informada sobre a existência de uma multa que, ao meu ver, era abusiva”.

Na época, a empresa teria explicado à cliente que a multa seria de aproximadamente R$ 1350,00 – o equivalente a oito meses de mensalidade - e que, se ela cancelasse no segundo ano, seria equivalente a cinco meses e, no terceiro ano, de dois meses. Adriana explica que, por isso, continuou com o serviço por dois anos, descontente com a empresa.

“Após este cancelamento, as mensalidades ainda vêm sendo cobradas nas minhas faturas, e com valor reajustado”, disse Adriana que desabafou: “Fiquei por dois anos com o sistema na minha casa, mas realmente, não me senti nem por um momento segura com ele, uma vez que você precisa acionar um botão de emergência em caso de invasão na sua casa e me pergunto até hoje: como faria isso?”.

A cliente afirma também que a empresa não retornou para dar um posicionamento destas cobranças indevidas, por isso ela afirma ter procurado o Procon e também deve entrar com uma ação contra a Verisure. “Me infernizaram tanto que tive que tomar uma atitude”, comentou.

No site Reclame Aqui, plataforma online onde clientes retratam suas insatisfações e por vezes as tem respondidas pelas empresas, a empresa Verisure tem nota 4.9, e consta como ‘não recomendada’. Entre as reclamações dos clientes, há vários relatos semelhantes ao da moradora de Bertioga, sobre dificuldade no cancelamento, cobranças indevidas e multas abusivas. Uma das internautas afirmou que sequer recebeu uma cópia do contrato.

Em uma das reclamações presentes no site Reclame Aqui o internauta reclama que "a Verisure é péssima. Onde já se viu uma empresa que se recusa a passar informações do serviço? Eu liguei para esta empresa solicitando informações. A atendente pediu meu endereço, meu CPF. Me recusei a passar e disse que queria apenas uma informação. Ela perguntou qual seria a minha dúvida que foi a seguinte: 'Pretendo contratar o serviço mas não conheço muito bem. Se eu contratar e o serviço de alarmes não corresponder as minhas expectativas, qual o prazo que eu tenho para cancelar sem gerar multas?' A mesma informou que não poderia passar esta informação, que esta informação só é fornecida no contrato. OU SEJA, eu só fico sabendo disso ao contratar o serviço? Ou eu preciso informar meu endereço para um vendedor ficar vindo ate minha casa/estabelecimento e ficar empurrando o serviço pra mim???" 

Questionando a qualidade dos serviços prestados outro internauta chega a afirmar que a empresa é desonesta : "Os sensores foram instalados no interior da residência e só ficarei sabendo de algo quando o [Editado pelo Reclame Aqui] já estiver dentro de casa, o que é angustiante. Foi colocado um sensor do lado de fora mas somente em uma porta das 3 acessíveis, sendo que essa é a única com acesso por cima. Os sensores fotográficos demoram em média 5min para enviar uma imagem em péssima resolução, isso não foi apresentado de forma clara no momento da compra e está muito aquém de qualquer câmera disponível no mercado atualmente. Enfim, o atendimento da Verisure é ótimo por parte dos funcionários mas os equipamentos estão muito desatualizados, não podem ficar no tempo e entregam imagens piores que as primeiras câmeras de celulares de 10 anos atrás. Ao tentar cancelar recebi o retorno de um funcionário tentando me vender um outro produto de 1000 reais e informando que seria cobrado uma multa de 1900 reais caso me interessasse em prosseguir com o cancelamento. Não foram honestos durante a venda, e te seguram depois com o argumento de que está em contrato. Não caiam nessa!!!"

Procurada por telefone, a Verisure orientou que a redação enviasse email para o SAC da empresa, o que foi realizado, mas ainda assim, não obteve retorno aos questionamentos sobre as reclamações. Com relação às reclamações de internautas no site Reclame Aqui a redação também procurou as respostas da empresa Verisure e, até o fechamento da matéria a empresa não havia respondido. Segundo a plataforma o tempo de resposta médio da empresa é superior a 10 dias .