Segurança na temporada deve ser reforçada com GCM armada

Costa Norte
Publicado em 13/10/2015, às 07h52 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h45

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Marcos Pertinhes

Por Mayumi Kitamura

A temporada de verão deverá contar com um reforço na segurança com o armamento da Guarda Civil Municipal (GCM). Todo o processo que envolve a mudança na atuação deveria ser concluído em novembro, entretanto, atrasou devido a imprevistos em relação à licitação. O edital com a reabertura do pregão, que trata do curso de capacitação da guarda, foi publicado no sábado, 3.

O secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga Eduardo Silveira Bello explicou que, no primeiro processo licitatório, o preço médio foi o menor, porém, a empresa vencedora desistiu e aquelas com maior preço não participaram. “Então refizemos. Hoje é o preço médio do curso por guarda”. Ainda assim, ele acredita que a temporada de verão já deverá contar com a GCM capacitada e armada para reforçar a segurança no município. A licitação que trata da aquisição de armas, segundo o secretário, transcorre normalmente, e o Exército  deverá emitir a autorização durante a próxima semana.

Segundo ele, o poder de polícia da guarda ficará limitado apenas de acordo com o armamento envolvido em cada crime; quando houver o envolvimento de armas pesadas, o caso fica a cargo da Polícia Militar. A GCM poderá atender a ocorrências de furto e roubo.

Essa mudança na atuação da guarda deverá reforçar a segurança no município, considerando ainda, como observado pelo secretário, a quantidade de policiais militares que atuam no município. “O efetivo da Polícia Militar vem caindo frequentemente devido à aposentadoria, férias, transferências;  não é reposto esse efetivo. Então nós estamos, junto ao prefeito e os vereadores [Toninho Rodrigues; Alecrim; e Pacífico, vereador licenciado], empenhados em  aumentar o efetivo da Polícia Militar”.

De acordo com a prefeitura, os guardas realizaram testes psicológicos para identificar os aptos a portar arma de fogo e 65 passaram. Informou, ainda,  que todo o processo é conduzido conforme o estabelecido pela Lei Federal 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!